Grupo deve supervisionar a execução das obras de ampliação nos sistemas e dos reparos
Santa Cruz do Sul conta, a partir desta semana, com uma nova ferramenta para intensificar a supervisão às ações da Corsan/Aegea. O decreto publicado pela Prefeitura nessa quinta-feira (20) institui um grupo técnico de apoio à fiscalização do contrato de concessão dos serviços públicos de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário. O acompanhamento e as cobranças mais intensas para a empresa fazem parte dos pontos defendidos pelo prefeito Sérgio Moraes (PL) durante a campanha eleitoral.
De acordo com o decreto, esse grupo deve supervisionar a execução das obras de ampliação nos sistemas e dos reparos. Esses consertos citados pelo decreto estão relacionados ao fechamento das ruas após a instalação de tubulações. Em alguns casos, depois do trabalho das equipes de empresas terceirizadas contratadas pela Corsan/Aegea, são observados desníveis e buracos que atrapalham na circulação de veículos. Os problemas ocorrem especialmente quando os trabalhadores atuam em ruas de paralelepípedo.
A coordenação dos serviços ficará a cargo das Secretarias de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade; Planejamento e Mobilidade Urbana; Obras e Infraestrutura; e Planejamento e Mobilidade Urbana. As ações desenvolvidas serão compiladas em relatórios mensais. As atividades do grupo recém criado devem ser realizadas através de vistorias, laudos e outros meios instrumentais a subsidiar a deflagração de processos administrativos fiscalizatórios/punitivos por parte da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município.
Multas
No relatório de atividades da agência reguladora do ano passado, é possível observar os procedimentos em andamento. Em relação à Corsan/Aegea, são mais de dez processos punitivos envolvendo a reposição de pavimento em ruas como, por exemplo, Félix Hoppe, Salgado Filho e Carlos Guilherme Schneider. Além dos serviços envolvendo água e esgoto, a Agerst fiscaliza e regulamenta resíduos sólidos e transporte coletivo urbano.
Notícias relacionadas

Centro Radiológico Radson celebra 38 anos como referência em diagnóstico por imagem na região
Empresa conta com três unidades em Santa Cruz do Sul

Fort Atacadista oferece vagas exclusivas para pessoas com mais de 50 anos em Santa Cruz
Seleção será realizada diretamente na loja, a partir da próxima segunda-feira; veja como participar

Prefeitura de Vera Cruz inaugura obras em escola municipal
Melhorias incluem espaço coberto, novo piso e renovação do telhado e calhas. Recurso de R$ 153 mil foi intermediado por vereador junto a deputado federal

“O negócio tem que ser bom para os dois”, destaca presidente da Amvarp sobre acessos na RSC-287
Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, Nestor Ellwanger comemorou o fato do Governo do RS assumir o custo das intervenções