Além da coleta de pré -câncer, também foi possível atualizar a caderneta de vacinação e realização de testes rápidos
Sem tempo para procurar atendimento em saúde durante a semana, Liane Oliveira , de 51 anos, que trabalha com o esposo na construção civil, aproveitou o sábado de manhã para realizar o exame preventivo contra o câncer de colo de útero na ESF Gaspar, do Bairro Bom Jesus. “Faço todos os anos porque me preocupo com a minha saúde. E como o posto estava aberto hoje, aproveitei para vir”, disse Eliane.
Quem também buscou atendimento foi a família Maciel. Débora levou os filhos Eduardo e Gabriela. A menina, de dois aninhos, recebeu o imunizante tetraviral. Gabriela chorou um pouco com a dorzinha causada pela agulha, mas logo recebeu o abraço do irmão Dudu, que entregou a ela a medalha da coragem, confeccionada pela equipe da ESF, e o choro logo se desfez.
A abertura dos postos de saúde com horário ampliado ocorreu durante esta semana, e neste sábado, pela manhã, nas ESFs Gaspar e
Belvedere, em Santa Cruz do Sul, dentro da campanha do Março Lilás, em alusão à prevenção do câncer de colo de útero. Além da coleta de pré -câncer, também foi possível atualizar a caderneta de vacinação, realização de testes rápidos, e em alguns postos de saúde teve até oficina de meditação e atendimento em auriculoterapia.
A coordenadora da ESF Gaspar, enfermeira Tainara Barbosa de Oliveira, explica que a mobilização para a busca de atendimento ocorreu nos dias que precederam a ação. “Nossas agentes comunitárias de saúde estão sempre visitando as famílias, e além de passar orientações, fazem o agendamento para os pacientes quando veem essa necessidade“, relatou Tainara.
Ainda segundo ela, na ESF Gaspar, neste sábado foram aplicadas 30 vacinas, e foram realizadas 8 coletas de pré -câncer e 7 testes realizados. Duas mamografias também foram solicitadas. A coordenadora de Atenção Básica, Sibeli Bervanger Erthal, acompanhou a atividade nos postos de saúde.
Notícias relacionadas

A sabedoria do tempo
Um empresário, conhecido por sua serenidade e habilidade em resolver problemas, revelou sua forma de agir. Em sua mesa, havia três gavetas, cada uma com um ensinamento sobre como lidar com desafios. Na primeira, estava escrito: Resolver em tempo. Na…

Mutirão do IGP em Santa Cruz antecipa atendimento devido à grande demanda; veja
Ação de emissão de carteiras de identidade tem longas filas no primeiro dia

TCU lança consulta pública para avaliar as pontes do país
Manifestação pode ser feita de forma anônima ou identificada

Professora da Unisc representa Santa Cruz em seminário internacional sobre gestão da água e mudanças climáticas
O evento reuniu especialistas da América do Sul, Europa e Ásia para debater os impactos das mudanças climáticas sobre os recursos hídricos