A distinção é dedicada para educandários que alcançam os melhores resultados de alfabetização
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Scherer, de Venâncio Aires, está entre os educandários destacados pelo Governo do Estado, com o Prêmio Alfabetiza Tchê 2024. A relação das 200 instituições públicas de ensino de todo Estado, foi divulgada nesta semana juntamente com o convite para que o município esteja na solenidade de premiação que vai acontecer na manhã da próxima quarta-feira (2), no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo.
A distinção é dedicada para escolas que alcançam os melhores resultados de alfabetização, a partir do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers) que calcula o Índice de Qualidade de Alfabetização (IQAe). O programa é uma política pública do governo estadual, que tem como objetivo alfabetizar todos os alunos até o final do 2º ano.
Na rede municipal de Venâncio Aires, o programa é realizado em todas as 18 escolas de Ensino Fundamental, nas turma de 1º e 2º anos, que recebem também material didático para alunos e professores. “Além do material que recebemos, acontecem também encontros presenciais com os professores para compartilhamento de experiências e práticas exitosas e avaliação de fluência leitora no início e no final do ano letivo, resultados que são usados para avaliar o desenvolvimento do programa e estabelecer estratégias”, explica a articuladora do programa, Jéssica Priscila Campos da Silva.
“O fato da rede municipal de Venâncio Aires, representada neste ano pela Emef Alfredo Scherer, estar entre as 200 melhores escolas públicas em alfabetização no Estado é motivo de orgulho e comprometimento em continuar avançando. Qualificando o início da caminhada escolar iremos colher frutos em toda vida escolar dos nossos alunos. Parabenizo também a Escola Estadual Cônego Albino Juchem pela premiação, é assim, em regime de colaboração, que iremos tornar ainda mais Venâncio Aires uma Terra de Desenvolvimento”, destaca o secretário municipal de Educação, Emerson Elói Henrique.
Notícias relacionadas

A sabedoria do tempo
Um empresário, conhecido por sua serenidade e habilidade em resolver problemas, revelou sua forma de agir. Em sua mesa, havia três gavetas, cada uma com um ensinamento sobre como lidar com desafios. Na primeira, estava escrito: Resolver em tempo. Na…

Mutirão do IGP em Santa Cruz antecipa atendimento devido à grande demanda; veja
Ação de emissão de carteiras de identidade tem longas filas no primeiro dia

TCU lança consulta pública para avaliar as pontes do país
Manifestação pode ser feita de forma anônima ou identificada

Professora da Unisc representa Santa Cruz em seminário internacional sobre gestão da água e mudanças climáticas
O evento reuniu especialistas da América do Sul, Europa e Ásia para debater os impactos das mudanças climáticas sobre os recursos hídricos