Bastidores

Carona, atentado, prisão e confissão: como a BM chegou ao autor de crime contra empresário

Publicado em: 27 de fevereiro de 2025 às 15:16 Atualizado em: 27 de fevereiro de 2025 às 15:19
  • Por
    Cristiano Silva
  • Abordagem inicial entre autor e empresário foi amistosa | Reprodução
    compartilhe essa matéria

    Reportagem do Portal Arauto apurou detalhes do caso que marcou a região nos últimos dias e segue em investigação

    Considerado o principal caso policial do ano até o momento, o sequestro do empresário de Venâncio Aires teve desdobramentos importantes na terça-feira (25). O homem apontado como autor da tentativa de latrocínio foi abordado e detido pela Brigada Militar (BM).

    O trabalho em conjunto entre 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM) e 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), realizado de forma ininterrupta desde o início da ocorrência na sexta-feira (21), culminou na captura do autor confesso do crime, de 31 anos.

    Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), coronel Rodrigo Schoenfeldt, detalhou as ações da BM desde o início do caso. Assim que o fato ocorreu, já se sabia que a conta ao qual foi depositado R$ 6.720,00 era do homem de 31 anos.

    Imagens de câmeras também mostraram o mesmo indivíduo que recebeu o dinheiro entrando no carro adquirido um dia antes pelo empresário. A carona é amistosa, sem animosidade ou ameaça naquele momento. Após desavenças posteriores, houve um atentado, e o empresário terminou localizado na manhã de sábado (22), esfaqueado, jogado dentro do Rio Pardinho.

    “Com as informações iniciais levantadas sobre essa tentativa de latrocínio, através da subtração de valores e veículo, trabalhamos e conseguimos elaborar e alcançar os detalhes que tínhamos à Polícia Civil. Mas não descansamos, continuamos na busca do veiculo Golf, subtraído após a vítima ter sido esfaqueada e arremessada no Rio Pardinho”, comentou Schoenfeldt.

    Confissão

    No início da tarde de terça, um agente do Setor de Inteligência do 23º BPM avistou o Golf roubado nas imediações da Rua Bela Vista, Bairro Senai, em Santa Cruz. Feita a abordagem, constatou-se que o carro subtraído no crime estava com um homem de 63 anos, que tem antecedentes em sua ficha.

    Detido por receptação, ele revelou que tinha trocado um Palio mais R$ 300,00 por aquele Golf, que estava com o homem de 31 anos. A detenção do principal autor aconteceu horas depois, na BR-471, quase na divisa entre Santa Cruz do Sul e Rio Pardo.

    Ele estava em um Fiat Palio, e confessou seu envolvimento no caso emblemático. “Essas informações nos levaram ao suspeito do latrocínio tentado, que estava em Rio Pardo, veio de lá no Palio e foi abordado por policiais do 2º BPM já na altura de Santa Cruz, na BR-471”, salientou Schoenfeldt.

    Empresário segue internado

    Com todos os elementos apurados, desde a conta do Pix batendo com o suspeito detido, imagem de câmera do mesmo acusado entrando no veículo roubado, e a localização dele com Palio trocado pelo Golf, a BM deteve o homem de 31 anos, que revelou detalhes até então inéditos sobre o caso.

    Estas informações, por enquanto, estão sendo mantidas em absoluto sigilo, para não prejudicar as investigações. Inicialmente levado ao 23º BPM, o autor confesso terminou conduzido até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Venâncio Aires.

    Mesmo com todos os elementos apurados e confissão, o homem foi liberado, pois não havia um mandado de prisão para ele. Na quarta-feira (26), a ordem de captura foi autorizada pela Justiça e ele terminou preso preventivamente pela Polícia Civil, sendo encaminhado à Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva).

    A reportagem do Portal Arauto apurou que o empresário ferido segue internado na UTI de um hospital da região. Seu quadro de saúde é estável. Os nomes dos envolvidos no caso estão sendo mantidos em absoluto sigilo pelas autoridades policiais.

    Leia também