Geral

Inicia processo de limpeza e desassoreamento de sangas e do Arroio Castelhano em Venâncio Aires

Publicado em: 18 de fevereiro de 2025 às 13:48
  • Por
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Prefeitura de Venâncio Aires
    compartilhe essa matéria

    Ações ocorrerão em 43 pontos que foram mapeados por equipes do município

    Na manhã desta terça-feira (18), o município de Venâncio Aires iniciou a limpeza de sangas por meio do programa Desassorear RS. O programa estadual tem o objetivo de promover o desassoreamento e limpeza de sangas, do Arroio Castelhano, canais de drenagem e sistemas pluviais, que foram afetados pela enchente.

    O primeiro local que recebeu os trabalhos foi a Sanga do Cambará. “Iniciamos hoje um trabalho em parceria com o governo do estado por meio do programa Desassorear RS, junto a Sanga do Cambará. Vai ser um trabalho em 17 quilômetros em nossas sangas e, também, no Arroio Castelhano. É um trabalho que já estava programado. Nós vamos continuar fazendo no próximo mês, justamente para evitar os alagamentos e melhorar o fluxo da água”, destaca o prefeito Jarbas da Rosa.

    O município foi contemplado com recurso de R$ 646 mil para o trabalho por meio do programa. Serão trechos de sangas da região urbana de Venâncio Aires, que somam 4.958 metros e ainda a extensão urbana do Arroio Castelhano, que representa mais 12.500 metros, com inserção dos trabalhos em 43 pontos. O programa conta com investimento total de R$ 300 milhões do governo do Estado e engloba as ações do Plano Rio Grande em socorro aos municípios foram atingidos pelas enchentes dos últimos dois anos e declararam situação de emergência ou estado de calamidade.

    Pontos do Desassorear RS:

    • Trecho da Sanga do Cambará início junto a ponte na Rua Pedro Grunhauser
    • Sanga sem denominação iniciando próximo a Rua Berlim da Cruz, no Bairro Morsch;
    • Sanga sem denominação iniciando próximo a quadra 575 do Bairro Morsch;
    • Sanga do Cambará iniciando próximo ao início da Avenida Ruperti Filho, no Bairro União;
    • Sanga sem denominação iniciando próximo ao início da Rua Silveira Martins, no Bairro União;
    • Arroio Castelhano na extensão urbana.

    Leia também