No sábado, município registrou mais de 100 milímetros de chuva em apenas 30 minutos
Moradores e empresários de Venâncio Aires se reuniram, nesta segunda-feira (17), no plenário Vicente Schuck da Câmara de Vereadores para debater os problemas ocasionados pela enxurrada registrada no final de semana no município. No sábado (15), foram 100 milímetros de chuva em apenas 30 minutos. Já no domingo (16), foram 50 milímetros em 20 minutos. O volume expressivo entrou em casas e empreendimentos comerciais, causando transtorno, apreensão e revolta da comunidade.
O encontro foi proposto pela vereadora Sandra Silberschlag (Progressistas), que também preside a Frente Parlamentar de Enfrentamento e Prevenção de Cheias, criada neste ano no Legislativo. A convite da parlamentar, o engenheiro civil, Matheus Luís Welter, apresentou um estudo realizado sobre a situação das galerias pluviais e das sangas existentes no município. O profissional ainda deixou sugestões de curto e médio prazo que podem ser feitas pela Administração, com o intuito de auxiliar a vazão de água.
Um representa da empresa Venax, localizada no Bairro União, destacou que a empresa, mais uma vez, foi afetada pelas águas, assim como diversos funcionários. “Não houve limpeza das bocas de lobo, está tudo obstruído. Neste momento, tem que ter ação imediatada. Desde a enchente [de maio], o que foi feito? Nos mostrem”, cobrou.
Para a empresária Cristiane Klock, que possui comércio também na parte baixa da cidade, a situação gera indignação. Segundo ela, a prefeitura está cobrando o valor integral do IPTU, mas, até o momento, não realizou ações que de fato auxiliassem a população atingida. “Não tiraram um galho do [Arroio] Castelhano e já faz nove meses [da enchente]. Do jeito que a água desceu no sábado, os canos, as galerias devem estar puro lodo, do mesmo jeito que nossas casas e comércios estavam após a enchente”, afirmou.
Moradores da Rua Silveira Martins, no Bairro Gressler, também relataram preocupação com o aumento do nível de água e a situação das galerias pluviais. Um dos pontos abordados por eles foi com relação a canalização existente próxima a uma empresa, que tem gerado aflição, especialmente nos dias de chuva mais intenso. O secretário de Serviços Públicos e Obras, Sid Ferreira, participou e salientou que a Administração Municipal está trabalhando e ações de limpeza e desassoreamento devem iniciar nos próximos dias.
De acordo com a vereadora Sandra Silberschlag, todas as demandas e cobranças da população serão encaminhadas ao Executivo. Além disso, a Frente Parlamentar vai cobrar um ofício com o detalhamento das ações que serão realizadas e quais os prazos para efetivação. Um novo encontro com empresários e moradores será realizado na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires dentro de 30 dias.
Notícias relacionadas

Servidores municipais de Santa Cruz realizam assembleia para avaliar contraproposta da Prefeitura
Ato ocorre durante esta sexta-feira, na Praça da Bandeira

Ação do Viva o Taquari-Antes Vivo ocorre neste sábado em Venâncio Aires
Na Capital do Chimarrão, o evento inicia a partir das 7h30min

Lago Dourado do lado de lá da ponte, Lago Prateado para cá
Na época, um estudo técnico foi feito, a barragem ganhou desenho, ficaria localizada acima da Cascata do Franke (hoje chamada Cantinho Colonial), ponto que poderia reservar bastante água

Bênçãos sem fim
Acima de toda aflição, acima de cada luta que atravessa o nosso caminho, há um Deus que tudo vê. Um Deus que sonda, que cuida, que conhece cada detalhe da tua história. E no tempo certo, Ele trará o livramento.…