Coordenadora de Desenvolvimento Social destaca articulação do Município para garantir recursos dos governos estadual e federal para moradias
Depois de um 2024 que exigiu uma carga ainda maior de trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Social por conta dos reflexos da enchente histórica vivida pelos gaúchos, o novo ano promete a consolidação de conquistas. A coordenadora da pasta em Vera Cruz, Gabriela Ferreira, foi recebida no estúdio da Arauto News e relembrou do pronto-atendimento realizado aos afetados, com abrigos, destinação de muitas doações e execução de recursos para cestas básicas, material de limpeza, higiene, móveis, dos governos estadual e federal e de entidades, como o Cisvale, além de inúmeras iniciativas. Alguns pedidos de transferência de renda, como auxílio reconstrução, se apresentaram mais morosos, mas Vera Cruz atingiu cerca de 90% das solicitações por quem foi atingido. Mas a boa nova é a contemplação do Município para a construção de novas moradias.
Vera Cruz foi contemplado no Programa A Casa é Sua Calamidades 2, do Governo do Estado. “Estamos na fase prévia de construção de 20 moradias para pessoas diretamente afetadas”, explica Gabriela, com casas destruídas pela cheia. São dois pontos do município escolhidos para que o Município realizasse a terraplenagem e infraestrutura com saneamento, luz, água, e posteriormente o Governo do Estado será o responsável pela construção das casas pré-moldadas, que são definitivas, e serão construídas no Loteamento Parque da Figueira, que fica no bairro Bom Jesus, e no bairro São Francisco. Cada casa vai ter 55 metros quadrados, com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia.
Mas além dessas 20 moradias – metade em cada bairro – Gabriela anunciou que o Município também foi contemplado, pela primeira vez, com 25 moradias do Minha Casa, Minha Vida, vinculadas ao Cadastro Único, destinadas a famílias de baixa renda, com até três salários. A fase agora é de montar o edital para abrir inscrições. Como abriu a possibilidade para municípios com menos de 50 mil habitantes participarem, pela primeira vez Vera Cruz foi contemplado nesta modalidade.
“Então existe essa demanda de moradias porque a vulnerabilidade também tem crescido”, sinalizou Gabriela, inclusive muitas pessoas migrando pós-enchente em busca de oportunidades em Vera Cruz. “Vamos iniciar a gestão com 45 casas, para afetados pela enchente e comunidade de baixa renda”, resumiu.
Mais novidades por aí
O ano de 2025 reserva mais inovações para a pasta social vera-cruzense. No fim do ano passado foi confirmado que Vera Cruz receberá duas novas estruturas, uma para atendimento regional de pessoas com deficiência e outra para idosos.
O Centro Dia para Pessoas Idosas é uma iniciativa que vai reforçar a proteção social especial para idosos e suas famílias, em que o idoso permanece no local durante o dia e à noite retorna para casa.
Já o Centro Dia Regional, com recursos da Consulta Popular, será voltado ao atendimento de pessoas com deficiência no Vale do Rio Pardo. O valor investido no projeto é de R$ 423.809,54, que serão destinados ao atendimento de pessoas com deficiência entre 18 e 59 anos em situação de dependência. O Centro Dia Regional atuará como um serviço de proteção social especial de média complexidade, complementar aos cuidados familiares, com o objetivo de fortalecer vínculos familiares e promover a autonomia dos atendidos.
Notícias relacionadas
ARAUTO REPÓRTER UNISC 16 de Janeiro de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Expocande 2025 vai ter exposição, feira de negócios e shows nacionais. ➡️ Vera Cruz vai receber 45 novas moradias nos próximos meses ➡️ Investimento em hemodiálise na Região Carbonífera vai reduzir deslocamento…
Apesar de polêmica, restrição do uso de celular já é realidade na maioria das escolas municipais
Secretária Jane Sabin, aguarda um posicionamento do Conselho Nacional e do Conselho Municipal de Educação para que a lei seja implementada neste ano letivo
Balneário Camboriú decreta estado de emergência devido à chuva
Cidade que atrai muitos veranistas está com as principais avenidas interditadas e todos os bairros estão com pontos de alagamento registrados
Secretaria de Desenvolvimento Social divulga cursos para promover a autonomia
Coordenadora da pasta na Capital das Gincanas explica que há anos há mais vagas no FGTAS/Sine do que procura