Polícia

“Em 2025 vamos continuar focando nos crimes contra a vida”, destaca comandante do CRPO/VRP

Publicado em: 08 de janeiro de 2025 às 15:33 Atualizado em: 08 de janeiro de 2025 às 16:32
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Foto: Mônica da Cruz/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Coronel Rodrigo Schoenfeldt avaliou ações que serão executadas ao longo do ano

    Natural de Candelária e com mais de 30 anos de atuação na Brigada Militar, coronel Rodrigo Schoenfeldt retornou para a região após um período alocado em Lajeado, no Vale do Taquari.

    À frente do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), o comandante já projeta ações para este ano. “Em 2025 vamos continuar focando nos crimes contra a vida. O nosso principal objetiva é evitar o homicídio”, reforça. Além disso, a Brigada Militar atuará para evitar e diminuir os índices de roubo a pedestre, roubo de veículos, a estabelecimentos comerciais e de ensino.

    “Durante o roubo, se o criminoso está armado com arma de fogo ou não, pode evoluir para um homicídio. Aí nós teríamos, então, um latrocínio e não um homicídio, mas pode evoluir para a tirada de uma vida. Então, o nosso foco principal é esse”, explica o coronel.

    Outra linha de trabalho, segundo ele, será com relação ao tráfico de drogas. De acordo com Schoenfeldt, este pode ser considerado um crime raiz para outros, como tortura, agressão física, conflitos e disputas de território entre facções e, também, homicídios. Além disso, as guarnições atuarão para coibir os crimes contra o patrimônio.

    “Nós trabalhamos muito nos estudos dos fatos já acontecidos e das informações que a comunidade de bem traz para nós, para posicionarmos os nossos recursos humanos e materiais, as nossas viaturas e os nossos militares. Também, sempre que podemos, com base em experiências do passado e de informações colhidas da área de inteligência, a gente tenta fazer um planejamento preventivo, tentando nos anteciparmos a possíveis conflitos, a possíveis fatos que venham a trazer insegurança para as comunidades.”

    Nos casos em que a Brigada Militar não consegue impedir o crime, o coronel reforça que há uma visita pós-delito, visando, desta forma, colher informações e, dentro do possível prevenir novos fatos semelhantes ou iguais.

    Além das ações de prevenção, o comandante do CRPO/VRP,  afirma que terá um olhar diferenciado para os recursos humanos da Brigada Militar. Ele ressalta que durante seu comando, os homens e mulheres que vestem a farda da BM terão uma atenção especial. “[Eles] terão no meu comando uma atenção especial para se sentirem valorizados, motivados e trabalharem cada vez melhor para as suas comunidades e até para as suas famílias também, porque muitos dos policiais moram nas comunidades aonde trabalham. Então eu sempre digo para eles, vocês estão fazendo a segurança do colega do lado de vocês durante o trabalho, da família de vocês, dos vizinhos, dos conhecidos e daqueles que vocês não conhecem, mas são dessa mesma comunidade”, pondera.

    O coronel Rodrigo Schoenfeldt retornou ao Vale do Rio Pardo neste ano. Ele assumiu no lugar do coronel Giovani Paim Moresco, que foi para a reserva em dezembro do ano passado.

    Leia também