Geral

Após suspensão da captação no Lago Dourado, Corsan resolve problema na água em Santa Cruz

Publicado em: 24 de dezembro de 2024 às 17:01
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Segundo João Corim, foram instaladas comportas e fechados os registros no local

    Após semanas de reclamações sobre a água fornecida aos moradores de Santa Cruz do Sul, a Corsan/Aegea anunciou que a situação está sob controle. Segundo a companhia, o problema foi resolvido com a suspensão da captação do Lago Dourado, principal fonte de abastecimento da cidade, onde foram instaladas comportas e fechados os registros.

    Em entrevista ao Grupo Arauto, o gestor de Relações Institucionais da Corsan/Aegea, João Corim, explicou que, para garantir o abastecimento da população, a companhia tem captado água somente do Rio Pardinho e dos 15 poços espalhados pela cidade.

    Para combater a proliferação das algas no Lago Dourado, identificada como a principal causa do problema, a companhia adotou várias medidas, incluindo a utilização de um mineral específico e a instalação de um equipamento de ultrassom. Corim afirmou que toda a equipe da Corsan está realizando esforços para manter o abastecimento regular da cidade.

    Além das ações emergenciais, o gestor afirmou que está acontecendo um monitoramento constante no Lago Dourado, com coletas rotineiras, onde está sendo possível ver a proliferação das algas diminuindo consideravelmente. Segundo Corim, após o pico entre os dias 25 e 27 de novembro, a situação tem se normalizado. “Nós acreditamos que ainda neste ano vamos conseguir captar água no Lago Dourado, tratar e distribuir para a comunidade de Santa Cruz”, disse. 

    Ouça a entrevista completa: