Prefeitura já licitou materiais necessários para conclusão da estrutura. Trabalhos seguem pela equipe da Secretaria de Obras
Passada a enchente de maio e os meses subsequentes dedicados à manutenção de estradas e acessos, o maquinário voltou no dia 25 de novembro para dar continuidade aos trabalhos da Barragem de Dona Josefa, no interior de Vera Cruz. Nesta segunda-feira (9), os serviços começaram cedo pela Secretaria de Obras, que se dedica à construção e elevação da taipa de contenção da barragem, informa o secretário Maiquel Aretz.
Na expectativa do prefeito Gilson Becker, as obras devem ser concluídas até o fim do verão, ainda que sempre se dependa do clima e de alguma eventualidade para traçar essas metas.
O Prefeito assinala também que já está licitado material como registro, a tubulação inferior, assim como a parte final do vertedouro, em cima também. A barragem está localizada na entrada do Batataloch, em Linha Andréas, e está em obras sempre que o tempo permite, com o maquinário da Prefeitura, fazendo a movimentação na área de 16 hectares, o que exige tempo pelo tamanho da obra e volume de terra. Na reta final, virá a instalação do vertedouro e a tubulação embaixo, assim como o revestimento com rachão.
A barragem vera-cruzense terá área de alague de 16 hectares, e a água dessa estrutura vai desaguar no Arroio Andréas, reduzindo o custo da captação, e vai garantir o abastecimento por 60 dias em caso de seca.

OBRAS DA BARRAGEM RECOMEÇARAM NO FIM DE NOVEMBRO | GRUPO ARAUTO
Leia também
- Maquete da barragem de Dona Josefa pode ser conferida na Prefeitura
- Gilson Becker: “o desafio é preparar nossa infraestrutura para o crescimento de Vera Cruz”
- Barragem: água deve ser pensada para o futuro
- Barragem de Vera Cruz vira assunto em sala de aula
- Máquinas transformam área que vai receber a barragem
Notícias relacionadas

Retorno do feriado deve ter movimento 65% maior na RSC-287 do que em dias comuns
Rota de Santa Maria também divulgou a previsão para as praças de pedágio; confira

Coelho não põe ovo
Páscoa é renascimento e pensando bem poderia e deveria ser todo dia. Novas coisas para que apareçam na nossa vida requerem que velhas coisas sejam deixadas

Por Daniel Cruz

Segue aberto período de inscrição para o processo seletivo para Bombeiro Militar do CBMRS
Interessados devem atender aos requisitos definidos no edital; saiba quais são

Parque do Chimarrão recebe reforço na segurança para a Fenachim 2025
Câmeras de monitoramento foram instaladas em diversos pontos do local