CTG de Vera Cruz é o único representante da 5ª Região Tradicionalista na Força A das danças tradicionais e deve atrair numerosa torcida
O CTG Candeeiro da Amizade, de Vera Cruz, único representante da 5ª Região Tradicionalista na Força A do Enart, se apresenta no início da tarde deste sábado (16) no tablado do ginásio Poliesportivo, em Santa Cruz. Integrante do Bloco 3, o grupo vera-cruzense é o sexto a se apresentar e a previsão é de que inicie a partir das 14 horas, levando a Alma Pampa para o festival.
Para a instrutora e dançarina da invernada, Bruna Kohl, “estamos bem ansiosos para mostrar o trabalho que preparamos durante o ano todo. Independente de resultados, queremos apresentar e presentear a todos que nos auxiliam e torcem por nós, com um bonito espetáculo”, disse.
Como característica do Candeeiro para este novo ciclo, Bruna atesta que o grupo está mais maduro. “Já são três anos que mantemos praticamente o mesmo grupo, com poucas mudanças de pessoas”, explica. Também nesses últimos três anos o Candeeiro criou uma identidade para o grupo. “Um grupo mais elegante, representando Os Estancieiros do século XIX. A classe social acaba influenciando na forma de dançar, pede uma postura diferente, claro, sem perdermos as características que cada dança pede”, contextualiza Bruna.
Em 2023, Os Candeeiranos ficaram em 16º lugar na final do Enart e Bruna confessa que apesar da alegria em terem disputado a elite do grupo das danças tradicionais, ficou o gostinho de que poderiam ter ido além, alcançado mais. “Infelizmente alguns problemas técnicos acabaram atrapalhando a apresentação no domingo, mas isso faz parte. Todos que dançam ficam vulneráveis”, frisa.
Os treinamentos foram intensos ao longo do ano. Foram 18 danças ensaiadas, além da entrada e saída, que remetem à temática escolhida neste ano: Alma Pampa. Instantes antes da apresentação são sorteadas as danças que devem ser apresentadas perante os jurados: uma dança de fila, uma de roda e uma de pares independentes. São ensaiadas seis de cada uma delas, fazendo com que seja amplo o repertório de danças possível de ser apresentado.
A torcida vera-cruzense, como é de costume, deve estar presente nas arquibancadas para vibrar com os conterrâneos. É a 5ª Região Tradicionalista que entra no tablado da Força A.
Notícias relacionadas

Vera Cruz retoma projeto de ciclofaixa na ERS-409 após danos causados pela enchente
Estrutura será construída nas laterais da rodovia, entre o Ginásio do Bom Jesus e a ponte sobre o Rio Pardinho

Morre o Papa Francisco
Anúncio foi feito pelo Vaticano na madrugada desta segunda-feira

TaQi Venâncio Aires celebra 15 anos de atendimento com qualidade e diversificação de produtos
Ações e condições especiais estão sendo ofertadas para clientes

Ministério da Saúde pedirá incorporação da vacina contra Chikungunya no SUS
Após aprovação do registro da vacina pela Anvisa, será solicitada análise da Conitec