Alfeu Hepp vive a vida toda em frente ao imóvel, se aposentou na fumageira e revela alento com novo investimento
O vera-cruzense Alfeu Hepp é um entre tantos que dedicou sua vida profissional ao setor fumageiro e atuou nos tempos áureos da antiga Verafumos. Mas ele tem um diferencial: viveu a vida inteira de frente para a empresa, que começou como Edmundo & Cia, fundada pelo seu pai, Arno Hepp, e Edmundo Gruendling. Mas foi na sucessora, a Companhia Lopes Sá, que deu início a sua carreira, aos 18 anos, como safreiro, com um salário mínimo no bolso.
Os nomes foram mudando com o passar dos anos: primeiro foi Verafumos, depois Dibrell, Dimon e se aposentou já na Alliance One, após 42 anos de trabalho na fumageira. Alfeu nasceu e sempre viveu ali, na rua Cláudio Manoel, em frente do prédio imponente que ele viu crescer e ser abandonado.
Ainda que outras empresas do tabaco vieram antes e depois, o imóvel ficou consolidado como o prédio da Verafumos. “Era uma potência. Imagina só, 650 empregados efetivos”, recorda ele, lembrando que Vera Cruz girava em torno da empresa. “E eu desde criança atravessava a rua e ia lá dentro”, recorda, dos tempos da Edmundo & Cia.
“O pai morreu quando eu tinha 15 anos e cheguei à conclusão que precisava aliviar as costas da mãe”, recorda ele, dos tempos de descarregar fumo cru, da pesagem, até ir evoluindo para classificação e chegar no produto acabado, onde se aposentou como gerente. “No auge da Verafumos tínhamos 14 depósitos espalhados”. Para quem viveu esse fervor econômico todo, ver o prédio abandonado e depredado depois de conviver com tanta circulação de pessoas na safra, é triste.
Por isso, “o vizinho da Verafumos” se soma aos que se encheram de esperança e alegria com a notícia de que o espaço foi vendido, receberá logo mais um novo investimento, uma nova vida, um novo movimento para um quarteirão tão simbólico aos vera-cruzenses. A compra pela Medlive dá um novo ânimo e Alfeu torce para que essa nova fase contemple geração de emprego e renda para a cidade novamente.
Notícias relacionadas
Consumidores do Vale do Rio Pardo podem colocar contas em dia com o Super Feirão Zero Dívida
Campanha acontece de 25 a 30 de novembro, em prol do combate à inadimplência no estado
Percentual de famílias endividadas apresenta quinta alta consecutiva
Apesar da alta no percentual de endividados, pesquisa mostra que indicadores de inadimplência recuaram na passagem do mês
Para 2025, Venâncio Aires terá mais de R$ 440 milhões de orçamento
Projeção orçamentária foi apresentada pela Secretaria da Fazenda
Mercado financeiro eleva previsão da inflação de 4,62% para 4,64%
Projeção de expansão da economia está em 3,1% este ano