Evento acontece na Câmara de Vereadores, às 19h
Santa Cruz do Sul terá o 1º encontro do grupo de apoio para Diabetes Mellitus tipo 1. O evento ocorre nesta quinta-feira (14), às 19h, na Câmara de Vereadores da cidade. Em entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Arauto News, a advogada e uma das organizadoras do evento, Daiana Rosa da Silva, falou sobre como surgiu a ideia do movimento. A entrada é livre, sem necessidade de inscrição.
Apoiadora da causa e cuidadora de uma criança com diabetes, Daiana conta que precisou aprender tudo sobre a condição. “Faz um ano que eu estudo o assunto, devido aos cuidados para manter meu sobrinho com qualidade de vida e saúde”, salienta. Foi a partir disso que ela e outros apoiadores começaram a buscar, principalmente, programas voltados à educação em diabetes, direcionados para as escolas.“A gente percebeu essa necessidade em Santa Cruz, buscamos apoio junto à Câmara de Vereadores, junto ao vereador Rodrigo Rabuske. Depois conversamos com algumas famílias, DM1s vão se conhecendo, trocando insumos e se apoiando”, completa.
Conforme Daiana, o grupo surgiu após a aprovação da lei que prevê a distribuição gratuita de aparelhos digitais de monitoramento de glicose, através da necessidade de acompanhar o cumprimento do projeto.
O encontro desta quinta-feira tem como objetivo aproximar ainda mais os participantes, especialmente aqueles que ainda não se conhecem. Além disso, visa debater questões sociais que o movimento pretende implementar em Santa Cruz. “A falta de educação e de meios para que o diabético conviva adequadamente na sociedade afeta não só a saúde dele, mas de toda a família. Esse evento é muito importante nesse sentido”, destaca outra idealizadora do grupo, a advogada Renata Machado Costa.
O grupo foi responsável por sugerir a criação do Projeto de Lei que prevê a distribuição do Sensor Libre em Santa Cruz. A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul promulgou a lei no fim de outubro, prevendo a distribuição gratuita de aparelhos digitais de monitoramento de glicose para pacientes com diabetes dos tipos I e II que comprovem necessidade e falta de condições financeiras para adquirir o dispositivo. A lei é de autoria do vereador Edson Azeredo (PL) e foi promulgada pelo presidente da Câmara, vereador Gerson Trevisan (PSDB), após a prefeita Helena Hermany (PP) não sancionar nem vetar o projeto aprovado no dia 1º de outubro. O município agora está no prazo para executar essa distribuição.
Dia Mundial do Diabetes
A escolha da data do evento tem um motivo especial. 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes, data criada para conscientizar a população sobre a doença e a importância da prevenção, diagnóstico e cuidados.
O diabetes é uma doença crônica que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o organismo não consegue utilizar a insulina adequadamente. A falta de insulina ou sua má utilização faz com que a glicose não seja absorvida pelas células, provocando o aumento dos níveis de glicose no sangue.
Notícias relacionadas
Encantos de Natal chega ao Lisaruth Open Mall em dezembro
Programação natalina promete encantar os visitantes na Avenida Léo Kraether, nº 41, no Bairro Country
Abastecimento de água deve ser retomado durante a noite em Rio Pardo
Corsan está substituindo componentes elétricos que apresentaram falha na estação de bombeamento da Rua Francisco Alves
Vestibular de Verão da Unisc reúne estudantes de 12 estados brasileiros
Os cursos mais procurados foram Medicina, Medicina Veterinária, Direito, Psicologia e Biomedicina
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões
Sorteio será realizado às 20h, horário de Brasília