Comerciantes ainda reiteram o pedido para a abertura das lojas no sábado, 12 de outubro, feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida
A assembleia extraordinária, convocada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP), decidiu pela manutenção da proposta de acordo coletivo com os trabalhadores, para a abertura das lojas durante os domingos da 39ª Oktoberfest. Além da manutenção, o grupo decidiu pela alteração no calendário especial de fim de ano, com modificação do horário de trabalho no sábado (21) e na véspera do Natal (24). A proposta segue para apreciação do Sindicato dos Comerciários.
Conforme a assessora jurídica do Sindilojas-VRP, Adriane Borba Karsburg, o coletivo decidiu pela manutenção do acordo coletivo para o trabalho aos domingos durante a Oktoberfest, nos dias 13, 20 e 27 e no feriado do dia 12 de outubro. “Os lojistas entendem que se pode ser autorizado o trabalho de empregados dentro do parque, nas lojas de rua, esta liberação também precisa ocorrer, mediante acordo coletivo”, reforça.
Além da votação sobre a manutenção deste acordo, a assembleia deliberou sobre a proposta de reajuste do dissídio coletivo dos comerciários. “Usaremos como critério o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Até o momento, temos o percentual acumulado de agosto, fixado em 3,71%. É importante destacar que este valor poderá mudar, pois o índice correto é o de outubro”, conta a assessora.
A proposta será encaminhada ao Sindicato dos Empregados no Comércio de Santa Cruz do Sul e Região, para análise e negociação. “Caso esta negociação não avance, poderemos convocar uma nova assembleia extraordinária dos lojistas, para continuar o processo”, antecipa Adriane.
HORÁRIO NATALINO
Além do acordo coletivo para a Oktoberfest e o dissídio coletivo, a assembleia também modificou a proposta de calendário especial de fim de ano, alterando o horário de um dia no programa inicial. Na nova proposta, no sábado dia 21, a ideia é manter as lojas abertas até as 20 horas. “Com isso será possível aproveitar a chegada do público para o desfile de Natal, pois antes do início, há uma grande circulação de pessoas nas calçadas”, diz a assessora jurídica, Adriane Borba Karsburg.
A assembleia decidiu também que, caso não haja negociação para a abertura do comércio em feriados, como no dia 12 de outubro de 2024, não será firmado o acordo Natal.
Notícias relacionadas

Santa Cruz poderá contar com mão de obra de apenados em serviços públicos
Delegada da 8ª Delegacia Penitenciária Regional da Susepe visitou o prefeito Sérgio Moraes

Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis
Agência determina ainda recolhimento dos produtos

Unisc faz entrega de material informativo em mais uma ação de combate à Dengue
A iniciativa atingiu, diretamente, mais de 600 pessoas moradoras ou que tenham comércio no entorno do campus de Santa Cruz

Associação Mulheres de Fibra busca fortalecer luta de pacientes com fibromialgia em Santa Cruz
Entidade foi criada em março deste ano