SANTA CRUZ

Dia do Idoso reúne cerca de 300 participantes na Unisc

Publicado em: 02 de outubro de 2024 às 08:41
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Prefeitura de Santa Cruz do Sul
  • Foto: Clarissa Gomes
    compartilhe essa matéria

    O encontro contou com vários serviços de saúde e uma Mateada Cultural

    Foi com um sorriso no rosto expressando toda a alegria pelo encontro, que o Dia Internacional do Idoso foi celebrado nessa terça-feira (1º), no ginásio da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em uma realização conjunta entre o Serviço Social do Comércio (Sesc), Unimed, Unisc e prefeitura de Santa Cruz, foi promovida uma Mateada Cultural. Cerca de 300 idosos, incluindo grupos atendidos pela sociedade civil e prefeitura, prestigiaram a programação.

    O encontro contou com vários serviços de saúde, como a aferição da pressão arterial, tipagem sanguínea, além de orientações e informações de serviços prestados por entidades como o Centro Municipal de Referência do Idoso (CRI), Associação dos Aposentados e Pensionistas de Santa Cruz (Apopesc), Uniama, da Unisc, e Maturidade Ativa, do Sesc.

    Foto: Clarissa Gomes

    Quem prestigiou a atividade foram as amigas Elizabete Rodrigues, de 64 anos, e Maria dos Santos, de 75, que participam do grupo de terceira idade do Cras Beatriz Jungblut, do Bairro Santa Vitória. “A vida precisa de movimento e eu nunca fico em casa, vou pra casa só para dormir”, brincou Elizabete.

    A programação contou com uma atividade lúdica realizada pelo grupo do Dr Só Risos, muita música, dança e apresentação do Coral Maturidade Ativa, do Sesc. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Priscila Froemming, o município conta com vários projetos voltados ao público acima dos 60 anos, como o Maturidade Esportiva, que oferece atividade física a cerca de 800 idosos, além dos grupos atendidos nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). “Enquanto poder público, procuramos cada vez mais proporcionar mais serviços de atenção à pessoa idosa, garantindo a proteção e fortalecimento dos vínculos comunitários”, afirmou.

    Ainda segundo ela, a agenda para o mês da Longevidade oferecerá uma série de atividades. No dia 9, 14h, no Auditório Central da Unisc, haverá uma conversa sobre cuidados com a saúde, com o médico acupunturista, Eduardo Bernhard. Já no dia 17, às 9h30, ocorrerá a Caminhada da Maturidade, a partir da Praça Getúlio Vargas. No dia 22, haverá a Feira Cultural dos Idosos, na Praça da Cultura, e no dia 30, Audiência Pública, promovida pelo Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa, na Câmara de Vereadores.