O evento ocorre entre os meses de setembro e novembro, todas as terças-feiras, às 19h30min
Nesta terça-feira (10), inicia o Ciclo de Cinema “Identidades e Inclusão” em Santa Cruz do Sul. Organizado pelo cineclube Amigos do Cinema, o evento será realizado todas as terças-feiras de setembro, às 19h30min, na Sede dos Sindibancários, localizada na Rua 7 de Setembro, 489, no Centro.
O evento contará com a programação especial de quatro ciclos de sessões de cinema, cada uma curada por um especialista convidado. A primeira fase é coordenada por Lara Pozzobon da Costa, que é poeta, produtora de cinema, teatro e festivais de cinema, além de mestre em Literatura Brasileira e doutora em Literatura Comparada. Lara também possui um mestrado em Educação pela Universidade de New Hampshire, nos Estados Unidos.
Lara explica que selecionou filmes que exploram a arte sob a perspectiva das pessoas com deficiência. “A transversalidade está presente neles. A gente tem as pessoas em cada filme diferentes, personagens todos encantadores, mas personagens diferentes que falam sobre a sua relação com a arte. Os filmes dão protagonismo às pessoas com deficiência. Então, eles mesmos é que estão ali vivendo a arte da maneira como cada um atua, tanto no teatro, nas artes plásticas, quanto na literatura. E eu garanto que vai ser uma experiência ímpar para cada pessoa que assistir esses filmes”, disse.
A exibição inaugural desta terça-feira apresenta a produção espanhola “O que tem debaixo do seu chapéu?”, que foi lançada em 2005 e conta com 75 minutos de duração. A seleção se destaca por apresentar vozes e vivências raras e complexas, que surpreendem, transformam e elucidam ao revelar um universo pouco explorado, enriquecido pelos contextos e personagens extraordinários retratados.
O Ciclo de Cinema “Identidades e Inclusão” ocorre entre os meses de setembro e novembro. Além de Lara Pozzobon, os curadores Natália Corrêa e Alceu Silva foram convidados para selecionar três filmes cada um, com debates na última sessão de cada ciclo. Fernando Costa também realizará uma curadoria especial voltada para grupos escolares, em três sessões nas tardes de terça-feira. Esses filmes contarão com recursos especiais de acessibilidade e promoverão a discussão sobre inclusão junto ao público jovem.
Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade.
Notícias relacionadas
Encontrão celebrando a longevidade e a vida encerra Mês do Idoso em Venâncio
Evento será realizado na terça-feira, no Parque do Chimarrão
Em Vale do Sol, desfile celebra os 200 anos da imigração alemã
Participarão 59 entidades da atividade que inicia às 9 horas, da frente das Lojas Becker e dispersão em frente da Biblioteca
Santa-cruzense Alessandra Fischer lança livro “Sinimbu e o conto de Natal”
Uma das idealizadoras do movimento Por Sinimbu, a publicitária resgata a enchente de maio e a solidariedade da população
Poema do venâncio-airense Sérgio Rosa integra coletânea nacional de autores negros
Um exemplar do livro será doado para a Biblioteca Pública Caá Yari, da Capital do Chimarrão