Geral

Semana da pessoa com deficiência inicia com mostra de fotos do atendimento especializado nas escolas

Publicado em: 22 de agosto de 2024 às 10:32
MOSTRA DE TRABALHOS DOS ALUNOS ATENDIDOS NA ESCOLA REGULAR ESTÁ NA PREFEITURA | GRUPO ARAUTO
compartilhe essa matéria

Ponto alto da programação será no sábado, com a roda de conversa sobre "Inclusão e protagonismo das pessoas com deficiência"

Teve início nesta quarta-feira (21), em Vera Cruz, a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, com a mostra de fotos do atendimento educacional especializado prestado nas escolas municipais. Essa mostra está disponível para visitação durante a semana no saguão da Prefeitura. A programação se estende até terça-feira (27).

Atualmente, em Vera Cruz, são 15 educadoras especiais atuando nas escolas de Ensino Fundamental e Educação infantil com atendimento individualizado, em grupos ou suporte ao professor no ensino regular. Na escola regular, o atendimento educacional especializado existe para dar suporte aos alunos com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades. No município, o serviço também dá suporte aos casos de transtornos funcionais específicos (dislexia, TDAH), quando há necessidade.

Nesta quinta (22), ocorre, a partir das 14 horas, a participação do Compede na reunião mensal com usuários do CRAS. Na sexta-feira (23), no CTG Candeeiro da Amizade, a partir das 13h30min, ocorre a visita ao projeto da equoterapia.

Considerado o ponto alto da programação, no sábado tem a roda de conversa com o tema “Inclusão e protagonismo das pessoas com deficiência“, a partir das 9 horas, na Câmara de Vereadores. A fala será conduzida por Vicente Fiorentini, presidente da AFAD, de Porto Alegre, e Gabriel Deliberali Lazzari, bacharel em Educação Física e autodefensor da região sul da Federação Brasileira de Síndrome de Down.

Segundo Elisa Cerentini, coordenadora da Educação Especial do município e presidente interina do Compede, a roda de conversa será um momento de troca com lideranças muito atuantes na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e que  farão um relato de sua experiência pessoal na luta por espaços mais acessíveis, educação inclusiva de qualidade e protagonismo das pessoas com deficiência.

Ainda, na terça-feira (27), ocorre a Mostra de trabalhos dos atendimentos multiprofissionais da Associação de Amigos Especiais – Mãos Dadas – Adae, na sede da entidade, a partir das 14h30min. E a participação do Compede na reunião mensal do Rotary, a partir das 19h30min, na Amove.

A Semana da Pessoa com Deficiência existe em âmbito nacional e estadual estabelecida por lei. Em nível municipal, a programação é organizada pelo Conselho Municipal da Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Compede. “O objetivo é promover ações de inclusão social, divulgar conhecimento sobre a causa e ajudar na superação de barreiras para plena participação das pessoas com deficiência na sociedade”, arremata Elisa.

Leia também