Ponto alto da programação será no sábado, com a roda de conversa sobre "Inclusão e protagonismo das pessoas com deficiência"
Teve início nesta quarta-feira (21), em Vera Cruz, a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, com a mostra de fotos do atendimento educacional especializado prestado nas escolas municipais. Essa mostra está disponível para visitação durante a semana no saguão da Prefeitura. A programação se estende até terça-feira (27).
Atualmente, em Vera Cruz, são 15 educadoras especiais atuando nas escolas de Ensino Fundamental e Educação infantil com atendimento individualizado, em grupos ou suporte ao professor no ensino regular. Na escola regular, o atendimento educacional especializado existe para dar suporte aos alunos com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades. No município, o serviço também dá suporte aos casos de transtornos funcionais específicos (dislexia, TDAH), quando há necessidade.
Nesta quinta (22), ocorre, a partir das 14 horas, a participação do Compede na reunião mensal com usuários do CRAS. Na sexta-feira (23), no CTG Candeeiro da Amizade, a partir das 13h30min, ocorre a visita ao projeto da equoterapia.
Considerado o ponto alto da programação, no sábado tem a roda de conversa com o tema “Inclusão e protagonismo das pessoas com deficiência“, a partir das 9 horas, na Câmara de Vereadores. A fala será conduzida por Vicente Fiorentini, presidente da AFAD, de Porto Alegre, e Gabriel Deliberali Lazzari, bacharel em Educação Física e autodefensor da região sul da Federação Brasileira de Síndrome de Down.
Segundo Elisa Cerentini, coordenadora da Educação Especial do município e presidente interina do Compede, a roda de conversa será um momento de troca com lideranças muito atuantes na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e que farão um relato de sua experiência pessoal na luta por espaços mais acessíveis, educação inclusiva de qualidade e protagonismo das pessoas com deficiência.
Ainda, na terça-feira (27), ocorre a Mostra de trabalhos dos atendimentos multiprofissionais da Associação de Amigos Especiais – Mãos Dadas – Adae, na sede da entidade, a partir das 14h30min. E a participação do Compede na reunião mensal do Rotary, a partir das 19h30min, na Amove.
A Semana da Pessoa com Deficiência existe em âmbito nacional e estadual estabelecida por lei. Em nível municipal, a programação é organizada pelo Conselho Municipal da Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Compede. “O objetivo é promover ações de inclusão social, divulgar conhecimento sobre a causa e ajudar na superação de barreiras para plena participação das pessoas com deficiência na sociedade”, arremata Elisa.
Notícias relacionadas
Pavimentação de cinco ruas avança em Santa Clara do Sul
Obras de infraestrutura urbana estão sendo realizadas no Centro da cidade
Unisc divulga listão dos aprovados em Medicina no Vestibular de Verão 2025
São convocados os primeiros 200 candidatos classificados para comparecerem, na próxima segunda-feira, no anfiteatro do bloco 18
“É muito mais fácil ignorar a deficiência do que tentar compreender”, aponta pesquisadora em inclusão
Lisandra Metz falou sobre a criação do Observatório Municipal das Pessoas com Deficiência em Santa Cruz
Começa o atendimento em dermatologia no Hospital Monte Alverne
A cada mês são disponibilizados 240 atendimentos, destinados a crianças e adultos