Projeto voluntário é realizado no CTG Candeeiro da Amizade
No Agosto Laranja, mês dedicado à pessoa com deficiência, o Portal Arauto te convida a conhecer um projeto que tem o objetivo de auxiliar no desenvolvimento da saúde física e emocional e melhorar as funções cognitivas de PCD’s. Esse é o propósito do Departamento de Equoterapia do CTG Candeeiro da Amizade, de Vera Cruz. É através do andar do cavalo que crianças estimulam a mente e o corpo.
Há quase 20 anos, um grupo de voluntários trabalha para a melhoria da qualidade de vida das pessoas atendidas, assim como de seus familiares. Segundo a coordenadora do projeto, Cláudia Ferraz, a interação com o cavalo proporciona novos aprendizados e auxilia no processo de inclusão social.“Estamos aqui já faz 20 anos de trabalho totalmente voluntário. Isso para nós é uma grandeza, para qualquer um que está aqui. Os benefícios tanto para o praticante, quanto para nós, é sempre muito bom”, disse.
Cláudia explicou que a iniciativa é totalmente voluntária. Todos os cavalos são de membros da entidade, que colocam seus animais a disposição todas as segundas e sextas-feiras para que os pequenos possam aproveitar aproximadamente 30 minutos de interação com os cavalos em um processo terapêutico.“A gente trabalha a parte motora e cognitiva com a equoterapia. Enquanto você anda com o cavalo está trabalhando o tempo todo. O verdadeiro terapeuta é o cavalo”, salientou.
Gabriela Donato leva seu filho Murilo Donato de Freitas, de 10 anos, para as aulas. Após duas sessões, a mãe afirma que já percebeu os benefícios da atividade. “A gente já viu algumas diferenças na parte de equilíbrio, concentração e fora outros estímulos que o cavalo vem a proporcionar para ele. Então, isso é muito importante, além das outras terapias que ele faz”, contou.
Notícias relacionadas
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 11 milhões
Sorteio será realizado às 20h, horário de Brasília
Combate à dengue precisa ser global, diz ministra da Saúde
Segundo ela, avanço da doença está relacionado às mudanças climáticas
Escolas estaduais elegem direções nesta segunda-feira
Nesta segunda-feira (16), a rede estadual de ensino está com eleições para as direções escolares, que assumem em 1º de janeiro de 2025 uma gestão de três anos. Na abrangência da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), são 18…
Acervo Digital do Cinturão Verde integra dados para proteção socioambiental
Em entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Arauto News, o geólogo e ambientalista José Alberto Wenzel falou sobre o conteúdo e a relevância da ferramenta