Projeto voluntário é realizado no CTG Candeeiro da Amizade
No Agosto Laranja, mês dedicado à pessoa com deficiência, o Portal Arauto te convida a conhecer um projeto que tem o objetivo de auxiliar no desenvolvimento da saúde física e emocional e melhorar as funções cognitivas de PCD’s. Esse é o propósito do Departamento de Equoterapia do CTG Candeeiro da Amizade, de Vera Cruz. É através do andar do cavalo que crianças estimulam a mente e o corpo.
Há quase 20 anos, um grupo de voluntários trabalha para a melhoria da qualidade de vida das pessoas atendidas, assim como de seus familiares. Segundo a coordenadora do projeto, Cláudia Ferraz, a interação com o cavalo proporciona novos aprendizados e auxilia no processo de inclusão social.“Estamos aqui já faz 20 anos de trabalho totalmente voluntário. Isso para nós é uma grandeza, para qualquer um que está aqui. Os benefícios tanto para o praticante, quanto para nós, é sempre muito bom”, disse.
Cláudia explicou que a iniciativa é totalmente voluntária. Todos os cavalos são de membros da entidade, que colocam seus animais a disposição todas as segundas e sextas-feiras para que os pequenos possam aproveitar aproximadamente 30 minutos de interação com os cavalos em um processo terapêutico.“A gente trabalha a parte motora e cognitiva com a equoterapia. Enquanto você anda com o cavalo está trabalhando o tempo todo. O verdadeiro terapeuta é o cavalo”, salientou.
Gabriela Donato leva seu filho Murilo Donato de Freitas, de 10 anos, para as aulas. Após duas sessões, a mãe afirma que já percebeu os benefícios da atividade. “A gente já viu algumas diferenças na parte de equilíbrio, concentração e fora outros estímulos que o cavalo vem a proporcionar para ele. Então, isso é muito importante, além das outras terapias que ele faz”, contou.
Notícias relacionadas
Impulso aos destinos turísticos regionais pauta reunião da Aturvarp
Encontro ocorre na quinta-feira, na Casa Paulina, em Venâncio Aires; meta é intensificar as ações de divulgação dos destinos locais
O que significam 7 dias da Semana
Para um preso, menos 7 dias Para os felizes, 7 motivos Para os tristes, mais 7 dias Para a esperança, 7 novas manhãs Para a insônia, 7 longas noites Para os sozinhos, 7 chances Para os ausentes, 7 culpas Para…
EGR realiza intervenções em rodovias do Vale do Taquari
No quilômetro 88 da ERS-129, em Muçum, ocorre a construção de um muro de gabião para a reconstrução do segmento que desmoronou
Venâncio Aires vai sediar seminário sobre recuperação de matas ciliares
Organizadores destacam que as inscrições são gratuitas e vão até dia 9 de outubro