Airton Artus falou sobre retomada dos atendimentos no Salgado Filho após a enchente do mês de maio
Após os eventos climáticos registrados em maio deste ano em diversas cidades do Rio Grande do Sul, a Assembleia Legislativa implementou uma subcomissão de acompanhamento das reformas do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. O local foi fortemente atendido e teve os voos suspensos.
Presidente e relator da subcomissão, o deputado estadual Airton Artus (PDT), esteve, nesta semana, realizando uma visita ao local para observar como está a situação. Em entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Arauto News, ele falou que o prejuízo com o fechamento do aeroporto foi e continua sendo muito grande.
A previsão da Fraport Brasil, que administra o Salgado Filho, é de que os voos nacionais com pousos e decolagens retornem em 21 de outubro e os internacionais em 16 de dezembro. Conforme Artus, as obras estão seguindo o cronograma previsto pelos profissionais responsáveis. “Foi realmente uma enchente surpreendente e que ninguém jamais imaginava que fosse pegar o aeroporto”, salienta.
Leia também
Em função da reorganização dos voos, que estão sendo feitos na base aérea de Canoas e em outros aeroportos menores do Estado, o deputado avalia como complexa a retomada em Porto Alegre. “Há algumas complexidades, não só em relação aos voos, mas também porque nesse período as empresas se reorganizaram e direcionaram as suas aeronaves para outras linhas. Isso tem que ser feito paulatinamente, então não depende mais só das obras do aeroporto ou até do governo ou da Anac [Agência Nacional de Aviação Civil], depende muito das empresas.”
No entanto, Artus salienta que saiu satisfeito da visita e da reunião com os representantes da Fraport Brasil. “Acho que o aeroporto vem mais qualificado. Já vão substituir equipamentos, já vão modernizar aquilo que é possível. A sua capacidade também vai ficar bem ampla e eu acredito que a partir do ano que vem a gente está com esse segmento normalizado, e os gaúchos terão de novo o seu aeroporto”, avalia.
Apesar da retomada no Salgado Filho, o deputado venâncio-airense defende que os aeroportos de Pelotas, Santo Ângelo, Caxias do Sul e Passo Fundo sigam em funcionamento e incrementem as linhas regionais. Segundo ele, isso seria fundamental para a melhora da economia, uma vez que a aviação tem se tornado cada vez mais importante nos dias de hoje.
Notícias relacionadas
Estudantes da Unisc realizam brechó em apoio à Copame e Aapecan
Atividade ocorre na próxima segunda-feira, no Centro de Convivência da Universidade
Super Feirão Zero Dívida inicia na segunda-feira
Meta é promover o acerto de contas para liberar o crédito para o fim de ano; atendimento será 100% virtual
Romaria ao Santuário de Schoenstatt reúne mais de mil fiéis em Santa Cruz
Caminhada ocorreu na manhã deste domingo
Pavimentação da estrada de Linha Saraiva avança
Ao todo, será pavimentada uma área de 4.823,10 m2 da via, que também receberá meios-fios