Airton Artus falou sobre retomada dos atendimentos no Salgado Filho após a enchente do mês de maio
Após os eventos climáticos registrados em maio deste ano em diversas cidades do Rio Grande do Sul, a Assembleia Legislativa implementou uma subcomissão de acompanhamento das reformas do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. O local foi fortemente atendido e teve os voos suspensos.
Presidente e relator da subcomissão, o deputado estadual Airton Artus (PDT), esteve, nesta semana, realizando uma visita ao local para observar como está a situação. Em entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Arauto News, ele falou que o prejuízo com o fechamento do aeroporto foi e continua sendo muito grande.
A previsão da Fraport Brasil, que administra o Salgado Filho, é de que os voos nacionais com pousos e decolagens retornem em 21 de outubro e os internacionais em 16 de dezembro. Conforme Artus, as obras estão seguindo o cronograma previsto pelos profissionais responsáveis. “Foi realmente uma enchente surpreendente e que ninguém jamais imaginava que fosse pegar o aeroporto”, salienta.
Leia também
Em função da reorganização dos voos, que estão sendo feitos na base aérea de Canoas e em outros aeroportos menores do Estado, o deputado avalia como complexa a retomada em Porto Alegre. “Há algumas complexidades, não só em relação aos voos, mas também porque nesse período as empresas se reorganizaram e direcionaram as suas aeronaves para outras linhas. Isso tem que ser feito paulatinamente, então não depende mais só das obras do aeroporto ou até do governo ou da Anac [Agência Nacional de Aviação Civil], depende muito das empresas.”
No entanto, Artus salienta que saiu satisfeito da visita e da reunião com os representantes da Fraport Brasil. “Acho que o aeroporto vem mais qualificado. Já vão substituir equipamentos, já vão modernizar aquilo que é possível. A sua capacidade também vai ficar bem ampla e eu acredito que a partir do ano que vem a gente está com esse segmento normalizado, e os gaúchos terão de novo o seu aeroporto”, avalia.
Apesar da retomada no Salgado Filho, o deputado venâncio-airense defende que os aeroportos de Pelotas, Santo Ângelo, Caxias do Sul e Passo Fundo sigam em funcionamento e incrementem as linhas regionais. Segundo ele, isso seria fundamental para a melhora da economia, uma vez que a aviação tem se tornado cada vez mais importante nos dias de hoje.
Notícias relacionadas

Administração de Venâncio Aires lança edital para compra de equipamentos para o Corpo de Bombeiros
Previsão é adquirir um bote inflável com capacidade para seis lugares e um reboque específico para o transporte da embarcação

Catedral São João Batista terá nova iluminação interna e externa a partir de setembro
Projeto inclui sistema luminotécnico com cores especiais em datas comemorativas, modernização elétrica e preparação para instalação de elevador

Instituto Crescer Legal celebra uma década de transformação social no meio rural
Iniciativa do SindiTabaco já formou mais de mil jovens aprendizes e promove alternativas ao trabalho infantil no campo

Governo do Estado formaliza ações para construção de parque memorial e novas moradias em Cruzeiro do Sul
Medidas de reconstrução e que integram o Plano Rio Grande superam R$ 122,8 milhões de investimentos