Vendas de passagens terão início nesta sexta-feira.
A partir do dia 21 de outubro, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, vai voltar a ter voos comerciais. A venda de bilhetes aéreos está autorizada a partir desta sexta-feira (9).
Segundo o governo federal, a retomada vai ocorrer com 128 voos diários (pousos e decolagens), o equivalente a mais de 3 mil voos por mês. A operação das aeronaves ocorrerá das 8h às 22h. O terminal aéreo foi fechado no dia 3 de maio por conta das enchentes no estado.
O anúncio de retomada da operação foi divulgado pelos ministro de Porto e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e pelo ministro da Secretaria para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, nessa quinta-feira (8).
“Isso vai acelerar a retomada da economia do estado”, disse Costa Filho. A previsão, da concessionária Fraport, é que o aeroporto possa operar em 100% da sua capacidade a partir de 16 de dezembro.
“Antes da enchente, nós tínhamos cerca de 1,3 mil voos semanais. Vamos retomar a operação com cerca de 70% da quantidade normal que tínhamos”, afirmou Pimenta.
Leia também
O governo informou que, além da pista de pouso e decolagem, pistas de táxi e pátio de aeronaves estão incluídos no processo de reabilitação do aeroporto. Depois da fase de limpeza do terminal, a equipe do aeroporto trabalha, até outubro, na recuperação das áreas necessárias para a retomada da operação de pouso e decolagem afetadas.
A recuperação inclui a pista de pouso e decolagem, que tem, ao todo, 1,3 mil metros de extensão (equivalente a 60 mil metros quadrados), além de 20 mil metros quadrados do pátio onde ficam as aeronaves estacionadas.
Em outubro, ocorre o trabalho em áreas em que não houver movimentação de aeronaves. Nesta etapa, está prevista a recuperação de 1,2 mil metros quadrados de extensão (equivalente a 53 mil metros quadrados).
Outras ações previstas também são a preparação do pavimento para receber recapeamento ou reconstrução em pavimento flexível, dependendo do local. Isso ocorrerá para que, em dezembro, seja concluída a recuperação completa dos 3,2 mil metros de pista, além das taxiways e pátio, fundamentais para que o aeroporto possa voltar a operar em sua totalidade.
Notícias relacionadas
CTG Candeeiro da Amizade arrecada alimentos durante Cavalgada do Bem
Itens arrecadados serão distribuídos para as famílias mais carentes de Vera Cruz
Sicredi Vale do Rio Pardo inaugura agência inspirada na arquitetura alemã em Linha Santa Cruz
Ato de inauguração foi realizado na manhã deste sábado
O bordel do Bairro Bom Jesus
A Rainha da Noite me ofereceu uma Fanta uva e um pacote de bolachas. E foi assim que aprendi que o mundo da Zona tinha suas próprias regras
Por Lucas Dalfrancis
Premiados os projetos destaques da Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade da Unisc
Foram 21 prêmios-destaque e sete menções honrosas, distribuídos em sete categorias