Reunião irá formatar os eixos de atuação para a criação de projetos com foco na prevenção e adaptação da região às mudanças climáticas
O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) reúne na próxima sexta-feira (16), municípios e entidades que compõem o Comitê Pró-Clima do Vale do Rio Pardo, para a definição dos membros do colegiado da entidade e formatação dos eixos de atuação regional. A meta é estabelecer grupos de trabalho nas áreas ambientais com maior interesse na região para então a criação de projetos e ações para a prevenção e adaptação às mudanças climáticas na região.
Conforme a presidente do Consórcio, Sandra Backes, após o encontro realizado entre o Comitê Gestor de Meio Ambiente do Cisvale e entidades convidadas, o grupo integrante do Comitê Pró-Clima do Vale do Rio Pardo começará a dar início ao mapeamento de prioridades. “Faremos uma divisão de trabalho para criarmos grupos específicos das áreas de solo, macrodrenagem e assim por diante. Com esta definição de temas e grupos para cada um deles, inicia-se a fase de formatação de projetos para encaminharmos ao governo Estadual e Federal, com o foco na prevenção e na adaptação ao clima na região”, conta Sandra.
Além dos municípios consorciados, representados pela Câmara Setorial do Meio Ambiente do Cisvale, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede) integram a força que irá movimentar o comitê. “Cada município e entidade escolheu os seus representantes e a partir de agora, deverá ter início a formatação do trabalho. Outras entidades convidadas também poderão participar deste Comitê”, explica a diretora executiva do Cisvale, Léa Vargas.
A partir do próximo encontro, que ocorre na sexta-feira, às 8 horas, no Cisvale, o Comitê Pró-Clima deverá iniciar as atividades de maneira efetiva, indicando ações e projetos que deverão ocorrer em consonância com as ações do Plano Rio Grande, criado pelo governo do Estado, com a função de projetar estratégias de adaptação às mudanças climáticas para os próximos 25 anos. “O Cisvale entende que é fundamental a adesão da região do Vale do Rio Pardo, uma vez que vários municípios foram atingidos pelos efeitos das enchentes de maio e a adaptação às mudanças do clima já é uma realidade”, confirma a presidente Sandra Backes.
Notícias relacionadas

PIM promove tarde especial de Páscoa para crianças de Venâncio Aires
Programação foi pensada para envolver, acolher e promover o desenvolvimento dos pequenos por meio do brincar

Candelária avança para construção de mais 20 casas populares
Novo núcleo habitacional será implantado em uma área doada pelo estado

Rapidinho suspende operação durante feriado prolongado em Santa Cruz
O serviço ficará inoperante a partir da sexta-feira e retorna apenas na terça da próxima semana

Feriados alteram funcionamento das repartições municipais de Santa Cruz
18 de abril é celebrado a Sexta-feira Santa e 21 de abril Tiradentes