Geral

Parque da Expoagro Afubra sedia evento SOS Agro RS nesta sexta

Publicado em: 18 de julho de 2024 às 11:10
  • Por
    Emily Lara
  • Colaboração
    Assessoria de Imprensa
  • LAVOURAS TIVERAM MUITOS PREJUÍZOS COM A ENCHENTE | DIONIS HENKER
    compartilhe essa matéria

    Mobilização em prol da agropecuária gaúcha prejudicada pelas enchentes de maio acontece nesta sexta

    O Parque da Expoagro Afubra, em Rincão del Rey, no município de Rio Pardo, sedia nesta sexta-feira (19), a segunda mobilização do SOS Agro RS, um movimento em prol da agropecuária gaúcha prejudicada pelas enchentes de maio. O encontro inicia às 10h30min com encerramento previsto para as 16h.

    Para o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Marcilio Laurindo Drescher, o encontro é de vital importância para os milhares de produtores rurais gaúchos que foram atingidos pela catástrofe climática de maio. “É preciso que o Governo Federal olhe com muito cuidado e trabalhe com as entidades ligadas ao meio rural na busca por soluções e auxílios aos produtores. O momento é de incerteza e precisamos fazer com que o produtor possa reparar os danos em suas propriedades e, ao mesmo tempo, possa planejar e executar as novas safras, independente de quais as culturas com que trabalha”.

    Em entrevista ao Direto ao Ponto, na Arauto News, uma das lideranças do movimento, Grazi Camargo, explicou que a manifestação tem o objetivo de fazer uma pressão no Governo Federal para ajudar os agricultores atingidos pela tragédia climática. “O pessoal do Vale do Taquari não tem mais como levantar ou refazer. Então como que vai ficar essa questão? É uma questão humanitária. A tragédia que aconteceu no Rio Grande do Sul não tem precedente, foi a maior. O estado foi 92% atingido”, disse.

    Grazi destacou que o setor agropecuário foi ouvido pelo Governo em encontros anteriores, mas é preciso urgência, para que seja executadas as demandas. “É muito importante que todos os produtores e as pessoas da cidade também participem. Que elas mostrem o apoio, empatia e solidariedade para aquelas pessoas que perderam. Essa manifestação vai ser muito decisiva, nós vamos traçar o próximo passo. A gente quer junto com os produtores traçar o próximo passo”, concluiu Grazi.

    A primeira mobilização ocorreu no dia 4 de julho, em Cachoeira do Sul, e entregou carta de reivindicações aos ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e da Reconstrução do RS, Paulo Pimenta. O objetivo do encontro de sexta é pressionar o Governo a dar retorno às reivindicações enviadas.

    Leia também