Atual presidente, Afonso Schwengber, não concorrerá à reeleição; composição da chapa tem a presidência e maioria formada por mulheres
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Santa Cruz do Sul e Região realiza, nesta terça e quarta-feira (16 e 17), as eleições da nova diretoria da entidade. À frente do sindicato por 37 anos, o atual presidente, Afonso Schwengber, não irá concorrer à reeleição, deixando a candidatura à presidência para Adriana Helfer. A chapa única concorre ao mandato por quatro anos, e entre as metas da entidade está a valorização do trabalhador e luta pelo fim do livre horário de comércio na região.
Conforme o presidente Afonso Schwengber, o momento é de transformação e a necessidade de renovação feminina na entidade, atende a própria realidade do quadro de trabalhadores do setor. “Se olharmos hoje para as empresas, a maioria dos trabalhadores do comércio é formada por mulheres, muitas delas, que dividem a rotina entre as tarefas profissionais e o cuidado da casa e dos filhos. É justo que elas sejam representadas por uma maioria feminina também”, destaca.
Schwengber ressalta que seguirá ao lado da direção, na função de tesoureiro, aconselhando a direção e ajudando a compor a luta constante pró-direito dos trabalhadores. “Uma das metas desta nova gestão é pelo fim do livre horário do comércio. O trabalhador merece descansar após uma semana inteira de atividades, assim como é necessário que seja respeitado o tempo máximo de uma jornada de trabalho. A abertura de estabelecimentos em domingos e feriados sem uma justa compensação e um regramento que priorize o trabalhador nunca será aceita”, pontua o atual presidente.
Sobre o legado de mais de três décadas à frente do Sindicato dos Comerciários, Schwengber avalia de forma positiva sua passagem pela entidade, no que diz respeito à manutenção dos direitos e garantias aos trabalhadores do comércio na região. “Podemos dizer que em Santa Cruz do Sul e nos nossos municípios de abrangência, todos os trabalhadores têm seu direito assegurado, seja por meio dos acordos e convenções coletivas, estabelecidas entre o sindicato e as empresas, seja na batalha constante por estas condições. Seja trabalho em loja, seja em supermercado; todos têm seus acordos e convenções respeitadas”, pondera.
Urnas itinerantes
Além da votação na sede do Sindicato, na Rua Capitão Fernando Tatsch, 424, no Centro de Santa Cruz do Sul, das 8 às 17 horas, outras duas urnas itinerantes serão levadas às empresas. “Esta medida facilita o acesso dos trabalhadores à democracia de nosso sindicato. Na cédula haverá apenas o sim ou não, por tratar-se de uma eleição de chapa única”, justifica o atual presidente, Afonso Schwengber.
Estrão aptos à votar os trabalhadores sócios do Sindicato dos Comerciários e que estejam em dia com as contribuições com a entidade.
Chapa Única – Comerciários
- Presidente: Adriana Helfer;
- Vice-presidente: Clair Pereira;
- Tesoureiro: Afonso Schwengber;
- 2ª tesoureira: Adriane Inês Wagner;
- Secretário-geral: Manoel José Trindade Teixeira;
- 1ª secretária: Ariane da Silva Bernardes.
- Suplentes: Ana Carolina Fanfa, Cristina Huve, Dorli Maria da Costa, Márcia Josiane Backes dos Santos, Marcio Adriano da Rosa, Vinicius Roberto Harres, Viviane Leal Castaeira, Viziantai Soares Assmann.
- Conselho fiscal: Elizandra da Silva de Mello, Janira Teixeira da Luz, Silvio Claudério Luedtke.
Notícias relacionadas
Eleição para nova presidência da Caciva ocorre nesta segunda-feira
Todos os associados podem participar do processo, que ocorre na sede da entidade
Com foco preventivo, Receita Estadual inicia quarta fase da Operação Varejo Legal
Equipes vão percorrer milhares de estabelecimentos varejistas em diferentes municípios gaúchos a partir de quarta-feira
Evento festivo de cursilhos mobiliza cursilhistas de 51 paróquias
Utreia, realizada pelo Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC), ocorreu no último sábado
Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão
Situação é preocupante, diz presidente da SBI, Alberto Chebabo