Atual presidente, Afonso Schwengber, não concorrerá à reeleição; composição da chapa tem a presidência e maioria formada por mulheres
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Santa Cruz do Sul e Região realiza, nesta terça e quarta-feira (16 e 17), as eleições da nova diretoria da entidade. À frente do sindicato por 37 anos, o atual presidente, Afonso Schwengber, não irá concorrer à reeleição, deixando a candidatura à presidência para Adriana Helfer. A chapa única concorre ao mandato por quatro anos, e entre as metas da entidade está a valorização do trabalhador e luta pelo fim do livre horário de comércio na região.
Conforme o presidente Afonso Schwengber, o momento é de transformação e a necessidade de renovação feminina na entidade, atende a própria realidade do quadro de trabalhadores do setor. “Se olharmos hoje para as empresas, a maioria dos trabalhadores do comércio é formada por mulheres, muitas delas, que dividem a rotina entre as tarefas profissionais e o cuidado da casa e dos filhos. É justo que elas sejam representadas por uma maioria feminina também”, destaca.
Schwengber ressalta que seguirá ao lado da direção, na função de tesoureiro, aconselhando a direção e ajudando a compor a luta constante pró-direito dos trabalhadores. “Uma das metas desta nova gestão é pelo fim do livre horário do comércio. O trabalhador merece descansar após uma semana inteira de atividades, assim como é necessário que seja respeitado o tempo máximo de uma jornada de trabalho. A abertura de estabelecimentos em domingos e feriados sem uma justa compensação e um regramento que priorize o trabalhador nunca será aceita”, pontua o atual presidente.
Sobre o legado de mais de três décadas à frente do Sindicato dos Comerciários, Schwengber avalia de forma positiva sua passagem pela entidade, no que diz respeito à manutenção dos direitos e garantias aos trabalhadores do comércio na região. “Podemos dizer que em Santa Cruz do Sul e nos nossos municípios de abrangência, todos os trabalhadores têm seu direito assegurado, seja por meio dos acordos e convenções coletivas, estabelecidas entre o sindicato e as empresas, seja na batalha constante por estas condições. Seja trabalho em loja, seja em supermercado; todos têm seus acordos e convenções respeitadas”, pondera.
Urnas itinerantes
Além da votação na sede do Sindicato, na Rua Capitão Fernando Tatsch, 424, no Centro de Santa Cruz do Sul, das 8 às 17 horas, outras duas urnas itinerantes serão levadas às empresas. “Esta medida facilita o acesso dos trabalhadores à democracia de nosso sindicato. Na cédula haverá apenas o sim ou não, por tratar-se de uma eleição de chapa única”, justifica o atual presidente, Afonso Schwengber.
Estrão aptos à votar os trabalhadores sócios do Sindicato dos Comerciários e que estejam em dia com as contribuições com a entidade.
Chapa Única – Comerciários
- Presidente: Adriana Helfer;
- Vice-presidente: Clair Pereira;
- Tesoureiro: Afonso Schwengber;
- 2ª tesoureira: Adriane Inês Wagner;
- Secretário-geral: Manoel José Trindade Teixeira;
- 1ª secretária: Ariane da Silva Bernardes.
- Suplentes: Ana Carolina Fanfa, Cristina Huve, Dorli Maria da Costa, Márcia Josiane Backes dos Santos, Marcio Adriano da Rosa, Vinicius Roberto Harres, Viviane Leal Castaeira, Viziantai Soares Assmann.
- Conselho fiscal: Elizandra da Silva de Mello, Janira Teixeira da Luz, Silvio Claudério Luedtke.
Notícias relacionadas

Programa que oferta bolsas de estudo no exterior a negros tem inscrição até dia 30
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes

Saiba como funciona o SinPatinhas, novo RG Animal para cães e gatos
Registro é voluntário e gratuito

Carreata e Festa de Ogum em homenagem a São Jorge ocorrerão no próximo sábado
Evento iniciará na Rua Cambará, nº 530, no Bairro Esmeralda, em Santa Cruz do Sul

“Papa Francisco clamava muito por parar com as armas e viver o amor”, afirma padre da Diocese de Santa Cruz
Padre Roque Hammes destacou contribuições do papa Francisco para a igreja católica