Serginho Moraes, Bruno Faller e Luizinho Ruas serão responsáveis por conduzir o processo
Os três vereadores que compõem a Comissão Parlamentar Processante da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizam, na tarde desta quinta-feira (11), o primeiro encontro oficial. Os parlamentares Serginho Moraes (PL), Bruno Faller (PDT) e Luizinho Ruas (PSB) serão responsáveis por conduzir o processo que pode levar à cassação do vereador afastado Henrique Hermany (PP).
Os nomes da comissão foram definidos através de sorteio durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores na segunda-feira (8). O presidente da comissão, Bruno Faller, explicou que o processo iniciou após uma denúncia ser apresentada e aprovada no Legislativo. “A partir deste momento, ele passa a se constituir à comissão que vai trabalhar justamente neste caso”, disse.
O parlamentar destacou que a notificação do vereador acusado é o primeiro passo da comissão. Após, ele terá o prazo de dez dias para apresentar a defesa prévia, com indicações de provas e testemunhas. A partir daí, a comissão terá cinco dias para emitir um parecer preliminar, que decide pelo prosseguimento do processo ou arquivamento da denúncia.
Se a denúncia for aceita, inicia a instrução processual, com oitiva de testemunhas, depoimento do denunciado e apresentação de provas. “É importante que nós, como comissão, nos atemos às questões levantadas pela denúncia. Nós não criamos qualquer outro enquadramento a não ser o que está colocado pela denúncia”, afirmou. Para Faller, ainda não é possível estimar o prazo que será utilizado para todo o processo, mas o limite é 90 dias.
A votação será o último passo. O vereador detalhou que é realizada a convocação de uma reunião extraordinária específica para discutir o processo de cassação. Na oportunidade, a defesa tem duas horas para manifestação. Os demais parlamentares também têm um prazo para falar. Após, será feita uma votação nominal, onde é necessário uma maioria total para a cassação, de dois terços dos votos, ou seja, doze votos favoráveis.
Escute a entrevista completa:
Notícias relacionadas

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão

Nova lei em Santa Cruz quer garantir desconto para idosos no estacionamento rotativo
Projeto foi protocolado pelo vereador Professor Cleber na Câmara de Vereadores; entenda

Comunidade se mobiliza por ampliação de escola em João Alves
Solicitação foi apresentada na última sessão do Legislativo pelo vereador Raul Hermes (PL)