Geral

Região recebe cartilha sobre saúde materno-infantil

Publicado em: 29 de junho de 2024 às 18:45
  • Fonte
    Governo RS
  • MATERIAL ABORDA CUIDADOS ENTRE MÃES E FILHOS | FREEPIK
    compartilhe essa matéria

    Exemplares serão distribuídos prioritariamente para municípios atingidos pelas enchentes e que decretaram situação de calamidade

    Nesta segunda-feira (1º), a Secretaria da Saúde (SES) começa a enviar a 95 municípios cerca de 800 exemplares de cartilhas produzidas pelo Projeto de Proteção e Promoção da Saúde Materno-infantil, desenvolvido pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Da 13ª Coordenadoria Regional da Saúde, receberão Candelária, Passo do Sobrado,
    Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.

    Prioritariamente, a distribuição será para abrigos e para profissionais da Atenção Primária em Saúde dos municípios que se encontram em situação de calamidade pública devido às enchentes. O transporte do material será feito pelas Coordenadorias Regionais de Saúde.

    A publicação busca oferecer suporte para os profissionais que atuam na linha de frente cuidando de gestantes, puérperas, recém-nascidos e crianças em municípios atingidos pelas cheias. A situação de calamidade resultou em um número significativo de famílias em situação de extrema vulnerabilidade e de grande risco em saúde, o que pode levar, inclusive, ao aumento da mortalidade materna e infantil no RS. 

    A entrega simbólica das cartilhas foi realizada nesta semana pela coordenadora do projeto, Júnia da Mata, para a secretária-adjunta da Saúde, Ana Costa. O trabalho foi produzido por uma equipe de especialistas da área, com o apoio do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira.

    A parceria com a UFRGS e a logística de distribuição foram articuladas pelas equipes das políticas de Saúde da Criança e da Saúde da Mulher, da Divisão das Políticas dos Ciclos de Vida, da SES.

    Leia também