Nesta semana, o Grupo Arauto conversou com o psiquiatra Jerônimo Mendes Ribeiro
No Arauto Saúde desta semana, o jornalista Pedro Thessing conversou com o psiquiatra Jerônimo Mendes Ribeiro. Na entrevista, o médico abordou temas como estresse, trauma e preocupações na vida cotidiana, destacando os impactos de situações traumáticas, como as enchentes que ocorreram recentemente no Rio Grande do Sul.
Segundo o profissional, o estresse é algo cotidiano na vida das pessoas, que não pode ser evitado completamente. No entanto, eventos como as enchentes de maio podem alterar a maneira como o cérebro lida com o estresse e como as pessoas interpretam os acontecimentos ao seu redor. Ele ressaltou que muitas pessoas já carregam um histórico de vida repleto de estressores, principalmente mulheres que enfrentam violências e traumas. Nesses casos, segundo Ribeiro, um terço das pessoas expostas a eventos de grande magnitude podem desenvolver transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).
Além do TEPT, o psiquiatra destacou também episódios de ansiedade e depressão, que estão associados a lembranças do passado, preocupações em relação ao futuro, perdas, dificuldade de suporte social, entre outros.
Para aqueles que enfrentam angústias causadas por situações traumáticas, o médico aconselha procurar suporte psiquiátrico. Ele afirmou que o primeiro passo é buscar uma unidade de atenção básica, onde muitas vezes as necessidades da população podem ser abordadas adequadamente. “As pessoas que passam por isso, elas têm uma necessidade muito grande de serem ouvidas nas suas necessidades, mas elas não têm necessidade de ficar contando”, disse.