Campanha de arrecadação é realizada pela Secretaria da Cultura e por entidades. Estima-se que mais de 100 mil livros foram destruídos
Uma campanha para arrecadar livros e destiná-los a bibliotecas afetadas pelas enchentes está sendo realizada pela Secretaria da Cultura (Sedac) em parceria com o clube de leitura TAG e apoio do Instituto Cervantes. A iniciativa, batizada de “Juntos pela Leitura no RS”, prevê a doação de obras de ficção, clássicos, contemporâneos e assuntos gerais, além de literatura infantil e infantojuvenil. Os livros usados devem estar em bom estado, 100% legíveis, sem manchas ou sujeiras. Quem quiser doar deve preencher este formulário.
As doações serão reunidas na sede do Instituto Cervantes, onde servidores da Sedac farão a triagem das obras – as quais, depois, serão encaminhadas a bibliotecas públicas municipais. Estima-se que mais de 100 mil livros foram destruídos pelos alagamentos.
Quem mora fora do Estado pode enviar os livros para o Instituto Cervantes (rua João Caetano, 285, bairro Três Figueiras, Porto Alegre/RS, CEP 90470-260) ou entregá-los diretamente em um ponto de coleta instalado na Feira do Livro do Pacaembu, que ocorre de 29 de junho a 7 de julho, na Praça Charles Miller, em São Paulo (SP).
Editoras estão convidadas a doarem livros novos, e algumas já sinalizaram que farão doações para a campanha. Entre elas, Alta, Record, Companhia das Letras e Autêntica.
O Clube de Leitura Quindim, especializado em literatura infantil, anunciou recentemente a doação de mais de 2 mil exemplares de 80 títulos, voltados para o público infantil e selecionados por especialistas reconhecidos na área, como Ana Maria Machado, Ignácio de Loyola Brandão e Daniel Munduruku.
Notícias relacionadas
Saúde de Candelária recebe novo veículo para transporte de pacientes
Chevrolet Spin foi adquirido com recursos destinados pela deputada estadual Silvana Covatti
Prefeitura de Venâncio Aires realiza série especial sobre o pós-enchente
Obra audiovisual retrata as realizações, o impulsionamento, e como cada uma das principais áreas vêm buscando a normalidade
Rede de água da Linha do Rio recebe melhorias
Foram adquiridos equipamentos essenciais para o abastecimento na localidade
Venâncio Aires ganha mais duas cooperativas escolares
Os grupos estão em processo de criação desde o início do ano