Os grupos estão em processo de criação desde o início do ano
Nesta semana, mais duas cooperativas escolares realizaram as assembleias de fundação em Venâncio Aires. Trata-se da Cooperativa Escolar CultVida, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alfredo Scherer, localizada no Loteamento Eisermann; e Cooperativa Escolar Sol Nascente, da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Professora Helena Bohn, de Vila Teresinha. Os grupos estão em processo de criação desde o início do ano, dentro do Programa Cooperativas Escolares, desenvolvido na região pela Sicredi Vale do Rio Pardo.
Nas assembleias de fundação, os estudantes apreciaram e aprovaram os Estatutos Sociais, apresentaram os logos e elegeram os Conselhos de Administração e Fiscal. Os alunos lembraram das atividades realizadas durante o processo de criação das cooperativas escolares, baseado nas missões do Jogo Cooperlândia. Destaque para os momentos de união, ações cooperativistas, estudo e aprendizado. Ambas reforçaram o compromisso de ir além do ensino tradicional, através dos valores do cooperativismo irão incentivar a descoberta e a inovação.
No planejamento das cooperativas escolares estão participações em feiras, eventos e atividades que promovam a aprendizagem, cooperar e colaborar com a comunidade escolar, realizar eventos beneficentes, produzir objetos de aprendizagem, proporcionar espaços de aprendizagem esportiva e cultural dentro da escola e nas comunidades. “É um processo em que os estudantes vão compreendendo e praticando o cooperativismo, entendendo a importância disso para o seu desenvolvimento e para a construção de uma sociedade mais próspera“, destacou a assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Vale do Rio Pardo, Glaucia Cabral de Moraes.
A Cooperativa Escolar CultVida é a primeira da rede municipal de educação de Venâncio Aires. Já a Cooperativa Escolar Sol Nascente é a 4ª da rede estadual dentro do município. As duas representam a 22ª e 23ª cooperativa escolar fundada na região de abrangência da Sicredi Vale do Rio Pardo. “Tivemos mais um ano intenso de criação de novas cooperativas escolares. Para ainda este ano, mais duas assembleias de fundação estão previstas“, finalizou Glaucia.
As assembleias de fundação foram prestigiadas pelo presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, colaboradores, conselheiros e associados Sicredi. As iniciativas tiveram também as presenças da direção, funcionários e professores das escolas envolvidas, de autoridades das redes municipal e estadual de educação, familiares e convidados. Além disso, os assessores pedagógicos William Pollnow e Lais Schulz, responsáveis, respectivamente, pelos processos de ensino e aprendizagem das cooperativas escolares CultVida e Sol Nascente, estiveram presentes nos eventos.
Cooperativa Escolar CultVida
- Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alfredo Scherer
- Fundação: 6 de novembro de 2024
- 20 sócios fundadores
- Estudantes do 6º ao 9º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental
- Presidente: Rafaela Schaefer Ferro
- Vice-presidente: Guilherme Fernandes de Moraes
- Professora orientadora: Fernanda Saldanha
Cooperativa Escolar Sol Nascente
- Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Professora Helena Bohn
- Fundação: 8 de novembro de 2024
- 28 sócios fundadores
- Estudantes do 6º ao 9º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental
- Presidente: Ana Luisa Antony
- Vice-presidente: Davi Bruno Becker
- Professor orientador: Eduardo Pauli
Notícias relacionadas
Ministério das Mulheres lança guia sobre prevenção a feminicídios
Objetivo é prevenir todas as formas de violência de gênero, discriminação e misoginia contra mulheres, por meio de ações governamentais
Excelsior Alimentos celebra 2024 com espírito de pertencimento
Um dos momentos mais especiais foi a oportunidade dos filhos dos colaboradores vestirem mini uniformes, idênticos aos de seus pais
Praça da Cidadania: Projeto ocorrerá na Praça Getúlio Vargas no domingo
A programação iniciará às 17 horas, com a abertura oficial e apresentações artísticas com temática natalina
Aprendizes do Instituto Crescer Legal apresentam seus projetos finais
Depois das apresentações, jovens estão na expectativa pela cerimônia de certificação que acontece no dia 12 de dezembro, em Santa Cruz do Sul