Geral

Fundador de um dos mais antigos hotéis de Santa Cruz, Avelino Soder morre aos 90 anos

Publicado em: 17 de junho de 2024 às 08:57
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Foto: Reprodução/Facebook
    compartilhe essa matéria

    Filho Sidnei relembra com carinho a jornada de seu pai, que começou vendendo refrigerantes e cachaça há seis décadas

    Santa Cruz do Sul perdeu, nesta segunda-feira (17), um dos seus empresários mais emblemáticos com o falecimento de Avelino Soder, aos 90 anos de idade. Fundador do histórico Soder Hotel, ele deixa um legado no setor hoteleiro regional e como um voluntário dedicado ao desenvolvimento da comunidade.

    Filho de Avelino, Sidnei relembra com carinho a jornada de seu pai, que começou vendendo refrigerantes e cachaça há seis décadas. Com trabalho duro, Avelino expandiu os negócios “Meu pai sempre foi uma inspiração para nós. Ele era não só um empresário bem-sucedido, era um líder comunitário dedicado. Sempre dizia que, se a comunidade crescer, a gente cresce junto com ela”, falou.

    Leia também

    Avelino Soder era conhecido por sua generosidade, participando ativamente associações locais, como a família rotária, para ajudar quem precisasse. “O mais importante que ele deixou é um norte para nossa família, da bondade que ele tinha. Ele era uma pessoa justa. Nunca fez negócio que pudesse passar alguém para trás ou um alguma coisa duvidosa. Era uma pessoa de boa alma”, destacou o filho.

    A saúde de Avelino foi desafiada por um acidente vascular cerebral severo há nove anos, do qual, segundo Sidnei, os médicos não esperavam que ele se recuperasse. O velório ocorre na Capela Halmenschlager Centro, de onde sairá às 17h para sepultamento no cemitério. Avelino deixa enlutados a esposa Iria, os filhos Sidnei, Carmen e Claudia, os netos Cristine, Thais, Gabriel, Luiza e Vitor e demais familiares.