Geral

“É um cenário devastador”, afirma secretária estadual de Educação sobre Escola Mariante

Publicado em: 11 de junho de 2024 às 19:26 Atualizado em: 11 de junho de 2024 às 19:28
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Lama e destruição ainda pode ser vista nos espaços da escola | Foto: Mônica da Cruz/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Raquel Teixeira integrou comitiva que visitou o local no interior de Venâncio Aires nesta terça-feira

    A comitiva do Governo do Rio Grande do Sul esteve, nesta terça-feira (11), em Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires. O local foi atingido pela enchente do mês de maio e desde então a população foi atendida em abrigos, se deslocou para casa de familiares ou buscou um novo local para se restabelecer.

    Prefeito Jarbas da Rosa e o governador Eduardo Leite em visita ao educandário | Foto: Mônica da Cruz/Portal Arauto

    A comitiva, composta pelo governador Eduardo Leite, prefeito Jarbas da Rosa, secretários estaduais e municipais, visitou a Escola Mariante e outros pontos do segundo distrito de Venâncio Aires.

    “É um cenário devastador”, afirmou a secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira. Ela conversou com professores do educandário, que afirmaram que a escola era uma referência para a comunidade. “Não vamos deixar vocês desamparados, podem ficar tranquilos”, salientou.

    Leia também

    Além dos itens estruturais, livros também foram destruídos pela enchente | Foto: Mônica da Cruz/Portal Arauto

    Para Eduardo Leite, a situação na escola a também em toda a região de Vila Mariante mostra a força da água, além de reforçar a necessidade das famílias se abrigarem em novos locais. “É muito triste o que estamos vendo aqui. É muita destruição. São histórias e memórias que foram levadas pela água, e que não podem ser recuperadas.”

    A Escola Mariante atendia em torno de 170 estudantes, que foram realocados na Escola Adelina Isabela Konzen, em Vila Estância Nova. No entanto, o educandário também passa por dificuldades e precisa de obras de melhorias na infraestrutura, que também foram apresentadas ao governador.