Balanço divulgado informa que a vítima era um homem de 89 anos, que apresentava condições médicas pré-existentes
Santa Cruz do Sul registrou o terceiro óbito por dengue em 2024, conforme relatório da Secretaria de Saúde do município divulgado na manhã desta sexta-feira (7). O balanço divulgado informa que a vítima era um homem de 89 anos, que apresentava condições médicas pré-existentes, como hipertensão e insuficiência cardíaca congestiva.
Os dados também diversas doenças transmitidas por arbovírus. Quanto à dengue, foram notificados um total de 8.279 casos na Terra da Oktoberfest. Destes, 7.633 foram notificações locais, com 2.497 casos confirmados, 2.983 descartados e 2.153 ainda aguardando resultados. Atualmente há duas pessoas internadas por causa da doença no município, sendo uma no Hospital Santa Cruz (HSC) e outra no Hospital Ana Nery.
Em relação aos casos de dengue em outros municípios, foram notificados 646 casos, dos quais 131 foram confirmados, 515 descartados e nenhum aguarda resultados. Não houve registro de internações.
O total de óbitos por dengue em Santa Cruz neste ano agora chega a três. Em relação às outras doenças transmitidas por arbovírus, não foram registrados casos de Zika, Chikungunya ou Febre Amarela até o momento.
LEIA TAMBÉM: Entrevista com o Dr Jackson Wittman, sobre doenças respiratórias
Sintomas da dengue
Embora a dengue possa ser assintomática, os sinais mais frequentes incluem febre alta e súbita, que pode persistir por até uma semana, dores de cabeça, especialmente ao redor dos olhos, desconforto nas articulações e músculos, fadiga e erupções cutâneas vermelhas.
Além disso, é comum experimentar náuseas, vômitos, perda de apetite, fraqueza, dor abdominal e, em alguns casos, diarreia com fezes de consistência pastosa. A presença de eritema na pele, conhecido como exantema, pode variar na intensidade da coceira, dependendo do tipo de sorotipo do vírus causador da doença.
Notícias relacionadas

Governo do Estado pede liberação de recursos para sistemas de proteção contra cheias
Solicitação ocorre após governo federal publicar resolução com diretrizes e técnicas a serem observadas

Venâncio-airense Maidê Mahl se manifesta pela primeira vez nas redes sociais após ter sido encontrada desacordada em hotel
Atriz postou um vídeo e falou sobre o processo de recuperação

Pantano Grande amplia investimentos na saúde e busca inovação com telemedicina
Prefeito Mano Paganotto destacou investimentos e avanços no setor, que, segundo ele, exige atenção constante

Construção de casas para famílias afetadas pela enchente em Vera Cruz pode começar em breve
Dois terrenos já receberam terraplanagem e instalações elétricas e hidráulicas