Geral

Santa Cruz terá Programa Estadia Solidária Municipal

Publicado em: 30 de maio de 2024 às 12:49
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Prefeitura de Santa Cruz do Sul
  • Foto: Eduardo Wachholtz/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Objetivo é oferecer suporte financeiro temporário para as famílias que acolherem desabrigados pelas enchentes ou outras calamidades naturais

    Mais uma resposta às necessidades urgentes das famílias que sofreram com os impactos das fortes chuvas está sendo preparada pela gestão da prefeita Helena Hermany, de Santa Cruz do Sul. O Programa Estadia Solidária Municipal terá como objetivo oferecer suporte financeiro temporário para as famílias que acolherem desabrigados pelas enchentes ou outras calamidades naturais.

    O projeto de lei que institui o Programa está em fase final de elaboração e será encaminhado para a Câmara de Vereadores. A intenção do Executivo é conseguir a aprovação já na próxima sessão, na segunda-feira (3).

    LEIA TAMBÉM: Com perda de lavouras e silagem, alimentação para animais é um desafio no interior de Santa Cruz

    A Estadia Solidária é mais uma alternativa que estamos trazendo para as famílias desabrigadas. Na dificuldade de encontrar imóveis para o aluguel social, vamos incentivar também o acolhimento na casa de parentes, amigos ou de pessoas da comunidade que queiram oferecer um espaço temporário em suas moradias, sendo remunerados por isso”, afirmou a prefeita Helena Hermany.

    Terão acesso ao programa famílias com residências afetadas ou destruídas por motivo decorrente de situação de emergência, incêndio, alagamento, deslizamentos e desabamento reconhecidas pela Defesa Civil, através de laudo de vistoria, e que não possuem outro imóvel próprio em condições de habitabilidade.

    O valor do subsídio financeiro para a família acolhedora será de R$ 1,2 mil mensais, depositados diretamente na conta do responsável pelo acolhimento, com duração máxima de 12 meses, sem possibilidade de prorrogação. A execução do Estadia Solidária Municipal ficará a cargo da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária.