Objeto original usado em 1500 será recebido durante roteiro nacional que celebra os marcos fundadores da identidade brasileira
A cruz original utilizada na primeira missa celebrada no Brasil, em 26 de abril de 1500, está em peregrinação pelo país como parte das celebrações dos 525 anos do marco histórico. O objeto, preservado no Museu da Sé de Braga, em Portugal, chegou ao Brasil nesta semana e permanecerá em solo brasileiro até o dia 27 de abril, integrando o evento “Brasil com Fé – Celebrando os 525 Anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz”.
A cruz passará por diversos estados, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pará, Distrito Federal e, no dia 18 de abril, será a vez do Rio Grande do Sul receber o símbolo religioso. A programação no estado acontecerá em Porto Alegre, reunindo fiéis em uma homenagem histórica que conecta fé e identidade nacional.
Além de rememorar a primeira missa do país, a peregrinação também celebra os 200 anos do início das relações diplomáticas entre Brasil e Portugal, firmadas em 1825. A iniciativa é promovida pelo Movimento Brasil com Fé, pelo Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e pelo Instituto Redemptor.
Notícias relacionadas

Caso importado de sarampo no Rio Grande do Sul é alerta para a necessidade da vacinação
Paciente é morador da Capital, que retornou de viagem dos Estados Unidos, e não possui comprovação vacinal

Representantes da Corsan e vice-prefeito vistoriam obras de expansão da rede de esgoto
O grupo percorreu as ruas dos bairros Santo Inácio e Verena

Crianças de projeto social recebem prefeito com música e dança em Rio Pardinho
No local, 60 crianças e adolescentes da localidade são atendidas de segunda a quarta-feira, no turno inverso ao da escola

Associação dos Moradores do Bairro Esmeralda de Santa Cruz promove galeto solidário
Ação é em prol de Melissa da Rosa Oliveira de Assis, que foi diagnosticada com Leucemia Linfoide Aguda tipo B