Geral

Sicredi entrega mudas de hortifruti para produtores atingidos pela enchente

Publicado em: 27 de maio de 2024 às 10:30
  • Por
    Portal Arauto
  • Foto: Pedro Thessing/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Ação foi realizada na manhã desta segunda-feira, na sede da Coopersanta

    Na manhã desta segunda-feira (27), a Cooperativa Regional de Alimentos de Santa Cruz do Sul (Coopersanta), em parceria com a Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo, realizou uma ação em prol  dos produtores cooperados da região: a entrega de mudas de hortifruti como parte de um projeto de reconstrução após os recentes temporais que assolaram a área.

    O presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, afirmou que cerca de 400 famílias serão beneficiadas com o projeto. “Um momento singelo, mas que representa muito, porque foi um projeto construído através da parceria com as cooperativas de agricultores familiares. É um projeto para que nós pudéssemos ajudar a retomada da produção de hortigranjeiros e se entendeu que a doação de mudas seria uma forma importante de ajudar. Nós estimamos que em torno de 400 famílias vão ser beneficiadas, mas também a gente sabe que muitas pessoas hoje estão preocupadas se vai ter os produtos à disposição para o consumo no mercado local. Então a gente pensa também naqueles que consomem para eles poderem, amanhã ou depois, poder comprar suas verduras, suas hortaliças de produtores da nossa região”, disse Petry.

    Além das cooperativas dos produtores e feirantes de Santa Cruz, outras instituições da região receberão as doações, como a Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova), a Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Vera Cruz (Coopervec) e da Cooperativa Agrícola de Passo do Sobrado e Vale Verde (Coopasvale).

    VEJA TAMBÉM: Avançam os contratos de aluguel social em Venâncio Aires

    O presidente da Coopersanta, Oneide Junkherr, expressou a importância desse gesto para os agricultores locais. “Para nós é um recomeço após a tragédia com os temporais recentes. Muitos produtores perderam tudo, não só com o granizo, mas com os mais de 800 milímetros de chuva. É um incentivo para dar continuidade até para quem estava pensando em parar a sua atividade“, salientou Junkherr.

    O projeto, idealizado pela Coopersanta e encaminhado ao Sicredi, foi recebido com entusiasmo pelos cooperados. Segundo Junkherr, trata-se de uma iniciativa inovadora e de suma importância para todos os envolvidos, visando levar mais renda e progresso para as propriedades afetadas.

    A presidente da Associação Santa-cruzense de Feirantes, Patrícia Nichterwitz, expressou sua gratidão ao Sicredi pela iniciativa. “É hora de recomeçar tudo novamente. Estamos tentando voltar aos poucos. Em relação aos feirantes, a comunidade da Linha João Alves perdeu muito. Todos têm histórias tristes para contar, mas é preciso juntar forças e recomeçar“, disse a presidente.

    LEIA TAMBÉM: Santa Cruz já recebeu 373 inscrições de moradores para novo loteamento habitacional

    Já o Secretário de Agricultura de Santa Cruz do Sul, Décio Hoscheidt, destacou o simbolismo por trás da ação. “É um momento simbólico de esperança. De pegar uma muda, colocar no chão e transformar em alimento. É a nossa contribuição como secretaria, como conselho, para juntos reconstruirmos essa história“, enfatizou.

    Hoscheidt também enfatizou os desafios enfrentados devido às condições climáticas adversas.”Fizemos trabalhos de reabertura de estradas no interior, mas que devido às recorrentes chuvas teremos que fazer o serviço pela terceira vez. Parece que todo o estoque do São Pedro foi liberado de uma vez só. Tem muito produtor nosso, principalmente ligado à cadeia do leite, que está precisando desse suporte. Eu conheço o trabalho dos nossos produtores, e com o brio que eles têm, em breve vamos conseguir retomar um nível de normalidade“, finaliza.