Turismo no Nosso Galpão teve primeira edição no sábado, dia 9, para trabalhadores de hotéis e agências de viagens
Na manhã de sábado, dia 9, o CTG Candeeiro da Amizade recebeu visitantes para o lançamento do Turismo no Nosso Galpão. A iniciativa é voltada a visitantes e turistas, oferecendo um dia de imersão na cultura gaúcha através da gastronomia, dança e esporte. A atividade foi promovida em parceria com a Prefeitura de Vera Cruz, a Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), o Sicredi VTRP, o Sebrae e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Conforme a consultora do Sebrae e turismóloga, Claudiana Y Castro, o produto turístico foi desenvolvido no âmbito do projeto Qualifica Turismo Vale do Rio Pardo. “Deste projeto, 40 empresas da região estão recebendo as consultorias. O Candeeiro da Amizade participou e criou essa oferta de turismo, onde faz o convite para os visitantes e o trade turístico, hotéis, agências e guias de turismo, estarem presentes”, explica.
LEIA MAIS:Evento vai incentivar o turismo no CTG Candeeiro da Amizade
Uma cerimônia de abertura contou com representantes das entidades parceiras que realizaram falas sobre a importância deste tipo de iniciativa para o desenvolvimento do turismo rural. Para o presidente da Aturvarp, Djalmar Ernani Marquardt, para divulgar a região é necessário ter boas opções de produtos turísticos para oferecer. “Essa imersão vai ser oferecida nos hotéis da região, para que os turistas que estejam por outro motivo visitando a região, tenham essa possibilidade. E as agências de viagem vão poder oferecer também, dentro de vários pacotes de roteiros da região”, comenta.
Conforme o analista de projetos do Sebrae, Diego Zenkner, é muito importante criar esse tipo de opção, pois o turismo está sempre buscando novas experiências. “A gente percebe que no Rio Grande do Sul isso aumentou bastante depois da pandemia, buscando locais mais próximos, e aqui é perto da Região Metropolitana”, aponta. Para ele, o planejamento é muito importante na criação do produto turístico, assim como a divulgação. “O trabalho do Sebrae é dar o suporte para as empresas que querem trabalhar no turismo, para inovar e daqui a seis meses criar algo novo”.
Um dos organizadores, Paulo Mans, declarou que futuramente a experiência pode inclusive oferecer uma van que busque os visitantes no hotel em que estão hospedados, por exemplo, para maior comodidade e que este foi apenas o dia de projeto-piloto que dá o pontapé das atividades.
Programação forneceu vivência tradicionalista
A programação do dia proporcionou aos participantes uma vivência da cultura gaúcha dentro de um CTG. Esse tipo de opção de passeio turístico é inédito na região, conforme os organizadores.
A recepção teve café da manhã com café de cambona e bolinhos de chuva, e o grupo pode acompanhar de perto um ensaio de danças da invernada juvenil da entidade. Também foram realizadas uma oficina para aprender a dar nó de lenço, uma roda de causos com chimarrão e uma breve apresentação do histórico do CTG e quais atividades são promovidas no local.
A hora do almoço contou com uma tradicional galinhada em estilo campeiro, que já estava sendo preparada desde a manhã. Durante a tarde houve ainda uma visita guiada à estrutura externa, para conhecer o espaço de equoterapia com opções de passeio a cavalo. No local também estava disponível uma lojinha com produtos para chimarrão, como cuia, bomba, térmica e mateiras, e outras lembranças.
CONFIRA: CTG Candeeiro da Amizade emociona com Pampa Pietá no Enart
O prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, elogiou a iniciativa. “Nós temos um grande potencial na área dos campings, são vários novos investimentos sendo realizados na área do turismo rural e a própria barragem que estamos construindo, que nós temos certeza que vai ser também um ponto que vai atrair muito visitantes. O Candeeiro abrindo suas portas com a atividade na área do tradicionalismo vem a se somar como mais um ponto dentro dessa diversificação do nosso turismo”, declarou.
O presidente do Conselho de Administração do Sicredi, Heitor Álvaro Petry, também apoiou a novidade. “O Sicredi ainda é visto por muitos como um banco, e a gente sempre faz questão de sermos interpretados e entendidos pela nossa essência de cooperativa, temos o nosso compromisso social e essas parcerias são muito importantes”, disse.
Notícias relacionadas
FOTOS: Procissão das Criaturas marca as ruas do Centro de Santa Cruz
Desfile temático foi realizado na noite deste sábado
Encantos de Natal chega ao Lisaruth Open Mall em dezembro
Programação natalina promete encantar os visitantes na Avenida Léo Kraether, nº 41, no Bairro Country
Abastecimento de água deve ser retomado durante a noite em Rio Pardo
Corsan está substituindo componentes elétricos que apresentaram falha na estação de bombeamento da Rua Francisco Alves
Vestibular de Verão da Unisc reúne estudantes de 12 estados brasileiros
Os cursos mais procurados foram Medicina, Medicina Veterinária, Direito, Psicologia e Biomedicina