Comitê municipal projeta novas ações de mobilização
Foi realizada nessa quinta-feira (1º) a primeira reunião do ano do Comitê Municipal de Mobilização, Fiscalização, Combate e Controle do Mosquito. Na pautaforam avaliadas ações realizadas e novos planos de combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Em 2023, foram 295 notificados, 141 casos autóctones e dois importados, totalizando 143 confirmados. De acordo com o último boletim epidemiológico, até o momento nesse ano são 11 notificados. Destes, são três casos confirmados, sendo um autóctone e dois importados.
LEIA TAMBÉM: Programa Venâncio Mais Fácil promove treinamento para contabilistas
As principais conclusões foram de intensificar o trabalho de divulgação nas redes sociais para engajar a população na campanha. Ainda, dar continuidade nas condutas de visitas de imóveis, monitoramento e aplicação de inseticidas. A ideia, também, para os próximos dias é a utilização de drone para o averiguação de imóveis fechados.
De acordo com a prefeita em exercício, Izaura Landim, é necessário a colaboração da população. "A gente pede para as famílias fazerem a sua parte, cuidar dos seus pátios, manter o mais limpo possível e manter lugares onde os criadouros poderiam estar presentes, isolados".
Conforme o coordenador da Vigilância Sanitária e presidente do Comitê, Gabriel Alves é importante de a população participar da prevenção. "É necessário cuidados como evitar água parada, acúmulo de lixo, realizar a coleta da água de chuva em recipientes fechados, tratamento adequado de piscinas, manter caixa d´água fechadas com telas, tendo em vista a obrigatoriedade em lei, entre outros fatores de cuidado e combate do mosquito e outros insetos, e também, a importância da população receber os agentes de saúde e de endemias".
Ainda conforme a prefeita Izaura um processo seletivo deve ser aberto. "Estamos abrindo processo seletivo para aumentar o número de agentes de endemias do município, já que hoje trabalhamos com nove e temos a possibilidade de termos mais cinco, seguindo as diretrizes do programa".
O Comitê é composto por representantes das secretarias de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Infraestrutura e Serviços Públicos, Câmara de Vereadores, Lions Club e Rotary Club Novas Gerações Venâncio Aires.
Notícias relacionadas

Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis
Agência determina ainda recolhimento dos produtos

Unisc faz entrega de material informativo em mais uma ação de combate à Dengue
A iniciativa atingiu, diretamente, mais de 600 pessoas moradoras ou que tenham comércio no entorno do campus de Santa Cruz

Associação Mulheres de Fibra busca fortalecer luta de pacientes com fibromialgia em Santa Cruz
Entidade foi criada em março deste ano

Primeiras famílias santa-cruzenses recebem moradias do Reconstrução RS
Os beneficiados recebem imóveis prontos, novos ou usados, no valor de até R$ 200 mil