Neste período, clima tem sido favorável com a trégua da chuva, o que garante menos perdas e produto de melhor qualidade
A colheita de grãos já começou e a projeção é de produção recorde no Rio Grande do Sul na safra 2016/2017. A expectativa não é diferente em Vera Cruz. Conforme o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Edimar Segatto, há previsão de aumento na produtividade de todas as culturas. “O arroz irrigado deverá ter um aumento, ficando em torno de 7.350 quilos por hectare. A soja deverá ter um acréscimo de produtividade para 3.300 quilos por hectare e o milho, estima-se que produzirá, em média, 4.100 quilos por hectare”, aponta.
Estes resultados se devem, segundo Segatto, a fatores climáticos que foram favoráveis, desde as lavouras implantadas no cedo até as lavouras do tarde. “Tivemos altas temperaturas, muitas horas de sol e umidade constante. Diferente do que estava previsto para esta safra, quando os meteorologistas apontavam para uma estiagem muito forte a partir de outubro”, sublinha. “Foi melhor assim, todos ganhamos em termos de produção. Porém, os preços voltaram a assombrar os produtores. Todos os produtos estão em queda”, acrescenta.
OTIMISMO
Apostando em uma safra boa, mas com os pés no chão, o produtor de Linha Sítio Alexandre Frantz, de 36 anos, iniciou na segunda-feira, dia 27, a colheita de arroz. Ele, juntamente do pai Alcides Frantz, possui 21 hectares plantados, o que deve render, nesta safra, cerca de três mil sacos do grão verde (sem a secagem). Apesar de confirmar o favorecimento do clima para a cultura, Frantz adianta que terá perda de aproximadamente 30% com o arroz acamado (derrubado pela enchente). Isso representará cerca de 200 sacos a menos, em torno de cinco hectares.
Confira a matéria completa na edição do Jornal Arauto desta quinta-feira.
Notícias relacionadas

Biblioteca Caá Yari recebe primeira remessa de livros após inclusão no SNBP
A inserção permite que o espaço se beneficie de recursos e políticas públicas do Governo Federal voltadas para a melhoria dos seus serviços

Ana Nery prorroga contrato de gestão de dois hospitais da Região Metropolitana
Contratos foram renovados pela Secretaria Estadual da Saúde por mais cinco anos

Centro de Transição Animal de Venâncio Aires passa a contar com responsável técnico
Medida garante um atendimento mais qualificado às demandas de saúde e bem-estar animal no município

Usuários relatam sinal 5G da Vivo em Santa Cruz
Segundo a Administração Municipal, a legislação das antenas de celular é antiga, o que está atrasando o processo de instalação da tecnologia