Geral e Região

Sinal positivo para a recuperação de Ezequiel

Publicado em: 31 de março de 2017 às 17:25 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 13:23
  • Por
    Jaqueline Gomes
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Comunidade vale-solense une esforços para ajudar menino de quatro anos em tratamento contra leucemia

    “Encontrava ele com a mãe, na carona da bicicleta. Ele sempre me cumprimentava e fazia o sinal de positivo. E hoje acho que devemos fazer um sinal de positivo para a recuperação dele”. Este é um dos muitos depoimentos solidários para a recuperação do menino Ezequiel da Silveira Chagas, de quatro anos. O pequeno, filho único de Paula da Silveira de Chagas e de Jerônimo Gabriel de Chagas, moradores de Faxinal de Dentro, no interior de Vale do Sol, foi recentemente diagnosticado com leucemia e desde o último sábado está internado no Hospital Universitário de Santa Maria. Além de doações de sangue para o tratamento, a família precisa de ajuda financeira para acompanhar o filho e já conta com uma rede de apoio da comunidade de Vale do Sol em torno de uma rifa e de ações beneficentes.

    Paula, agricultora, deixou de lado as tarefas para estar ao lado do filho no hospital. Desde a internação, que deve se prolongar por 30 a 40 dias, ainda não retornou para casa. O pai do menino é safrista e não consegue viajar para conseguir se manter no emprego e, assim, a única renda da família. Por isso, a tia de Ezequiel, Adriane da Silveira da Cruz, vai com frequência dar apoio à irmã e ao sobrinho. 

    Segundo Adriane, o menino estava há vários dias com febre, vômito e muitas dores no corpo. Havia começado a frequentar uma turma na Escola Municipal Daltro Filho, mas pode comparecer por poucos dias. Como na rede pública de saúde os pais não conseguiam uma solução para as dores do filho, mesmo com poucas condições foram ao encontro de uma consulta particular com uma pediatra que solicitou diversos exames. O resultado foi apresentado, conta Adriane, no posto do Centro Materno e Infantil (Cemai) em Santa Cruz do Sul ainda no último sábado, confirmando o diagnóstico temido pelos vale-solenses. O encaminhamento para Santa Maria foi rápido e a família agora vive a expectativa de que já nesta primeira internação Ezequiel seja forte e responda bem ao tratamento.

    A Secretaria Municipal de Saúde de Vale do Sol já sinalizou apoio para transportar voluntários para doações de sangue em Santa Maria. São necessários pelo menos cinco doadores por semana, de qualquer tipo sanguíneo. Além disso, uma rifa organizada pela Comunidade de Faxinal de Dentro está sendo vendida por diversos voluntários. Um deles é o motorista de transporte escolar, Moacir Mueller, este que espera o sinal positivo para a recuperação do amigo. O motorista já conhecia o menino há pelo menos dois anos e lembra que no início do ano letivo, quando Ezequiel começou a frequentar a escola, era outro motorista no seu lugar. “Ele não queria ir porque não era o amigo dele o motorista”, conta. No caminho, era uma criança quieta. “Já pedi orações e o que eu puder fazer para ajudar eu vou fazer”, solidariza-se.

    AJUDA
    Quem quiser colaborar com os vale-solenses pode fazer doações em dinheiro. A família disponibiliza uma conta para doações, em nome de Paula da Silveira de Chagas: Caixa Econômica Federal, agência 1012, conta 00012345-0. Já quem puder doar sangue pode se inscrever na Secretaria de Saúde. Entre outras ações, a rifa beneficente pode ser encontrada em pontos do comércio e populares, ao preço de R$ 3.

    RIFA
    A rifa da Comunidade de Faxinal de Dentro, em benefício de Ezequiel, custa R$ 3. São sete prêmios, entre cadeiras de praia, jogo de toalhas, jogo de chaves, aparelho de cerca e um travesseiro. O sorteio será no dia 30 de abril, após a celebração dominical da Comunidade Espírito Santo. Além de voluntários no município, há um ponto de venda na Prefeitura e os números também serão vendidos neste final de semana no Campeonato de Canastra e no rodeio do CTG Nova Querência. Na Escola Daltro Filho também há venda da rifa e os colegas de Ezequiel também estão mobilizados.