Mais de 180 estudantes vindos de municípios da região participaram do evento repleto de apresentações teatrais
Dentro das comemorações pelos 125 anos do Instituto Sinodal Imigrante, uma programação voltada à arte e à cultura foi realizada nesta quarta-feira, quando 184 estudantes e 11 professores de 10 escolas da Rede Sinodal da região estiveram presentes na programação da 28ª Intesi – Intercâmbio de Teatro da Rede Sinodal de Educação. Ao longo do dia, cada educandário apresentou uma peça de teatro para os demais estudantes, e após cada espetáculo, o espaço era aberto para debate, com perguntas feitas pelos próprios alunos, a serem respondidas pelos artistas que deixavam o palco. As performances ocorreram no salão superior da Comunidade Evangélica centro e envolveram, além do IMI, o Colégio Gaspar Silveira Martins, o Colégio Barão do Rio Branco, o Colégio Teutônia, o Colégio Martin Luther,o Colégio Evangélico Alberto Torres, o Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo, o Colégio Sinodal Conventos, o Colégio Mauá e o Colégio Gaspar Silveira Martins.
Para a diretora do IMI, Danieli Eichwald, que tem o teatro em seu DNA, o evento cumpriu o objetivo de congregar os alunos da Rede Sinodal de Educação, além de dar visibilidade e qualificar o trabalho na área do teatro desenvolvido nas escolas. Também, fortalece a identidade evangélico-luterana – que se caracteriza pela valorização da arte, desenvolvendo a criatividade dos alunos, sua capacidade argumentativa e sua originalidade por meio do teatro.
E foi o IMI, anfitrião do evento, que abriu as apresentações desta quarta-feira, com a peça A fantástica fábrica de chocolate. A história narra o desafio criado por Willy Wonka,o excêntrico dono da fábrica de doces, que espalha um convite dourado em cinco barras de chocolate. As crianças que o encontraram puderam visitar sua fábrica e ao final, uma sairia vencedora com um prêmio especial. No público, não faltaram perguntas após a bela apresentação dos estudantes. Alguns estavam curiosos sobre a confecção do elogiado cenário, outros sobre o figurino, a escolha da peça e dos personagens. O que não faltou foi a troca de elogios a cada performance.
A estudante Antônia Junqueira, do 8º ano do IMI, viveu Willy Wonka no palco. Ela participa das aulas de teatro há três anos e pela segunda vez se apresenta na Intesi. Para ela, o teatro só traz benefícios. “É uma forma de me expressar, fez com que eu perdesse minha timidez”, resumiu ela. Que completou sobre a energia contagiante que é estar no palco, perante dezenas de pessoas, e a possibilidade de se soltar junto aos personagens, vivendo a fantasia. Ela argumenta que na preparação para a Intesi, o que mais gostou foi da intensificação dos ensaios na reta final, integrando o grupo.
Leia também: Noite do Servidor Público vai homenagear o funcionalismo em Vera Cruz
Notícias relacionadas
Natal Encantado toma conta de Santa Cruz na Christkindfest 2024
Evento natalino vai contar com espetáculos, desfiles temáticos e atrações culturais de 4 a 22 de dezembro
Santa Cruz sedia Congresso Estadual das Academias de Letras
A programação do Congresso segue neste sábado (23), com entrada gratuita, no auditório do Sindibancários
Cantata de Natal será realizada neste sábado em Venâncio Aires
A programação é realizada pelo Coral São Martinho
Cerca de 500 idosos participam de confraternização em Linha Santa Cruz
O encontro reuniu 17 grupos de terceira idadedo município