Manifestantes já bloqueiam ruas da cidade
A sexta-feira (28) ficará marcada na história do país com a greve geral em repúdio às reformas trabalhista e da Previdência. Em Santa Cruz do Sul, cerca de 200 manifestantes começaram, às 5h30min, a caminhada pela BR-471, seguindo pela Euclides Kliemann, em direção ao Centro. Outro grupo está próximo ao Posto Três Coqueiros, no Distrito Industrial. Também existe prostestos na Praça Getúlio Vargas e na Praça da Bandeira, com bloqueio da Marechal Floriano. A partir das 15h, a RSC-287, próximo ao pedágio de Candelária, será trancada com tratores.
A Agência do INSS de Santa Cruz está fechada. Já as agências bancárias, servidores em assembleia ontem, decidiram não abrir as portas nesta sexta. A prefeitura não aderiu à Greve Geral, mantendo a normalidade dos serviços por ela prestados. O Prefeito Telmo Kirst manifestou aos secretários municipais, na tarde desta quinta-feira (270, sua preocupação no sentido de garantir a continuidade dos serviços públicos à população, uma vez que não haverá adesão significativa de setores como transportes, comércio e indústria ao movimento. Todavia o governo respeita o direito de participação dos servidores nas assembleias convocadas pelo Sinfum e Simprom, observando contudo que a liberação do ponto estará condicionada à comprovação da participação integral do servidor, com assinatura de ponto ao início e ao final de cada turno.
Em frente a sede da Polícia Federal também há manifestação. Policiais civis, federais e rodoviários se reúnem em assembleia. Em nota o Sindicato dos Policiais Federais do Rio Grande do Sul classificou como desrespeitosa e arrogante com que Governo e parlamentares têm tratado a categoria policial federal. Os trabalhadores discordam da proposta que acaba com a aposentadoria especial da categoria, dentre outros pontos propostos da reforma trabalhista e da previdência.
Região
Em Venâncio Aires, decretado pelo Prefeito Giovane Wickert, a prefeitura irá encerrar as atividades externas mais cedo. O objetivo é permitir que os servidores municipais participem dos atos. A partir das 15h, os servidores que quiserem poderão se direcionar à Travessa São Sebastião, onde ocorrerá a mobilização geral que contará ainda com a presença dos sindicatos e demais autoridades municipais. Com exceção dos serviços de educação, atividades escolares, serviços de saúde e atendimento de postos de saúde, todos os departamentos se direcionarão para a mobilização.
Em Candelária, o expediente na prefeitura, pela manhã, será normal. À tarde o ato terá início na RSC 287, no Posto Lago Azul, sendo que uma comitiva, que terá o acompanhamento do prefeito Paulo Butske, irá em caminhada até a prefeitura Municipal. Após, por volta das 14h, o grupo seguirá até a agência do INSS em Candelária.
Pelo Estado e país
- Em Nova Santa Rita, no KM 433 da BR-386, cerca de 120 manifestantes colocaram pneus e bloqueiam o trecho. Conforme a Polícia Rodoviária Federal, são aproximadamente dois quilômetros de congestionamento dos dois lados no começo da manhã. O Batalhão de Choque foi enviado ao local.
- Em Lajeado, em torno de mil pessoas realizam o bloqueio no trevo de acesso ao município, no km 345,6, na BR-386.
- Em Porto Alegre e Região Metropolitana, manifestantes já interromperam a circulação de trens e ônibus e realizam bloqueios em vias públicas.
- Em São Paulo, metrô, ônibus e trens não circulam; vias são bloqueadas.
- No Rio de Janeiro, trens e metrô funcionam bem; ônibus têm redução. A Ponte Rio-Niterói está bloqueada.
Confira entrevista com o presidente do Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul, Afonso Schwengber:
Confira entrevista com a estudante Tauane Schwengber:
Notícias relacionadas
Prefeitura de Vale Verde faz revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico
Questionário está disponível na sede da Administração Municipal
Moradora de Candelária leva R$ 150 mil no Trilegal Tchê
Dalveni dividiu o prêmio principal com uma mulher de Rio Grande
Estudantes da Unisc realizam brechó em apoio à Copame e Aapecan
Atividade ocorre na próxima segunda-feira, no Centro de Convivência da Universidade
Super Feirão Zero Dívida inicia na segunda-feira
Meta é promover o acerto de contas para liberar o crédito para o fim de ano; atendimento será 100% virtual