Geral

Comunidade luta para manter escola

Publicado em: 28 de abril de 2017 às 18:45 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 13:45
  • Por
    Luciana Mandler
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Luciana Mandler/ Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Após o anúncio da desativação da escola Olavo Bilac, Município busca alternativas para não encerrar atividades de educandário do Rincão

    A educadora Odilá Lassaeti de Moraes, de 60 anos, reside em Rincão da Serra há 31 anos. Ela dedicou pouco mais da metade do tempo que vive na localidade à Escola Municipal Dom Pedro II, localizada às margens de ERS-409. De 2000 para cá, a professora conta que foram muitos os desafios no educandário, entretanto, o fantasma que assombra, há pelo menos dois anos, com a redução do número de alunos, é a possibilidade de desativação do estabelecimento de ensino. 

    Atualmente, Odilá é responsável pela direção da escola, preparação de aulas, bem como secretaria, merendeira, enfim, as tarefas para administrar a Dom Pedro II são inúmeras. Com tantas histórias e acompanhando muitos dos alunos do 1º ao 5º ano, a professora nesta semana estava agoniada e com o coração na mão, pois acreditava que na noite da última quarta-feira, dia 26, receberia a notícia do encerramento das atividades, após reunião que contou com a participação da equipe da Secretaria Municipal de educação (SMED) e da comunidade.

    Após o anúncio da desativação da escola Olavo Bilac, de Linha Sítio, no início da semana, o secretário Cláudio Stoeckel se reuniu com a comunidade de Rincão da Serra para buscar sugestões e evitar que mais um educandário seja desativado devido ao número reduzido de alunos. O encontro que ocorreu no pavilhão comunitário, situado ao lado da escola, contou com a participação de cerca de 70 pessoas.

    Segundo Stoeckel, a Administração Pública, assim como a SMED, não tem a intenção de desativar o educandário, porém, para que isso não ocorra futuramente, é preciso que a comunidade se mobilize. “A comunidade quer que se mantenha a escola, mas explicamos que da forma que está hoje, a quantidade de alunos dificulta essa possibilidade”, aponta. A Dom Pedro II conta com seis alunos, sendo um aluno do primeiro ano, além de haver um aluno no 3º e no 4º e três estudantes no 5º ano. “Temos um apanhado dos últimos sete anos, da quantidade de alunos que vem decrescendo de forma contínua e apresentamos para os pais e comunidade em geral”, completa.

    Confira a matéria completa na edição deste sábado do Jornal Arauto.