Encruzilhada do Sul, Pantano Grande e Rio Pardo ganham projeto que fomenta a leitura na primeira infância
O projeto de incentivo à cultura, Nosso Cantinho da Leitura, realizou a entrega de quatro Cantinhos da leitura nos municípios gaúchos de Encruzilhada do Sul, Pantano Grande e Rio Pardo nessa terça-feira (1º).
A primeira entrega do dia foi em Encruzilhada do Sul. A primeira escola da cidade que recebeu a ação foi a EMEI Branca de Neve. Pantano Grande foi a próxima parada do projeto, a escola que ganhou seu cantinho foi a EMEI Beija Flor. O ato de entrega teve presença do Secretário de Educação Ananias Matos de Freitas e representantes da escola.
Em Rio Pardo, a primeira escola da cidade que recebeu seu Cantinho da Leitura foi a EMEI Tio Patinhas, às 15h e logo após, a EMEF Clemente Carlos Matte também recebeu sua biblioteca temática.
As escolas receberam uma caixa com 50 exemplares de livros de autores afro-brasileiros e indígenas, 10 bonecas de pano de personagens variados, produzidas pela Rosas Negras, para deixar o espaço ainda mais lúdico e educativo, além de uma capulana para enriquecer o espaço do cantinho e 5 unidades de Giz de cera com 24 tons de pele.
O material tem o intuito de estimular a leitura dos pequenos e celebrar a diversidade, criando uma maior interação entre alunos e professores, além de oportunizar experiências com leituras que tragam representatividade. O projeto já esteve em 21 municípios fazendo as entregas de Cantinhos da Leitura em escolas municipais.
A coordenadora do projeto Cristiane Ostermann conta do entusiasmo que foi a experiência dessas primeiras entregas. “Não foi só a alegria das crianças e a surpresa que elas tiveram ao ver as obras, os bonecos, mas principalmente, o entusiasmo dos professores. Percebemos o quanto eles estão cientes da importância da gente oferecer essa literatura afro-brasileira e indígena para as crianças, da importância que o projeto tem no sentido de celebrar a vida. Porque para nós como projeto Nosso Cantinho da Leitura, acreditamos que a diversidade é sinônimo de vida.”
Sobre o projeto
Nosso Cantinho da Leitura é uma iniciativa para fomentar a leitura na primeira infância e trazer representatividade, para que as escolas tenham espaços de troca de professor e aluno e que os pequenos possam se identificar com os personagens dos livros.
Ao todo serão 40 cantinhos entregues. Os municípios contemplados pelo projeto são: Arroio dos Ratos, Pantano Grande, Mariana Pimentel, Barra do Ribeiro, Eldorado do Sul, Guaíba, Minas do Leão, Encruzilhada do Sul, Candiota, Pinheiro Machado, São Jerônimo, Rio Pardo, Cristal, Piratini, Charqueadas, Cachoeira do Sul, São Francisco de Assis, São Gabriel, Tapes, Lavras do Sul, General Câmara, Santana da Boa Vista, Camaquã e Canguçu.
A iniciativa tem como propósito distribuir 50 títulos para cada instituição, que priorizem as temáticas afro-brasileira e indígena e colaborem para o cumprimento das Leis 10639/2003 e 11645/2008 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais, que trazem a obrigatoriedade da presença desses temas nos currículos escolares.
Viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto Nosso Cantinho da Leitura conta com o patrocínio da CMPC e tem como objetivo colaborar com a diversidade do acervo literário de escolas públicas e/ou centros municipais de Educação Infantil e fomentar o hábito da leitura desde os primeiros anos de vida.
Das obras para escolas à formação de professores
A escolha pela educação infantil é pelo fato de o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos psicológico, físico, intelectual e social ser extremamente importante nessa faixa etária. CMPC, parceira do projeto, tem uma forte atuação social para promover uma melhor qualidade de vida e educação para a população.
Além dos materiais, a iniciativa também vai contar com formação online para professores dos municípios contemplados, além de conteúdos de contação de histórias gravados por autores de diversas regiões do Brasil. Os encontros têm como intuito que os professores possam conhecer em detalhes os títulos do acervo e a importância do tratamento desses temas e, ainda, tenham acesso a sugestões de atividades para qualificar a experiência com seus alunos.
O objetivo é que os alunos conheçam a diversidade, se sintam representados e tenham a convicção de que todos e todas podem contar suas histórias
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