Geral e Região

Central de matrículas começa a funcionar em junho

Publicado em: 01 de maio de 2017 às 09:03 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 13:46
  • Por
    Bruna Lovato
  • Fonte
    Prefeitura de Santa Cruz
  • Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    Outra novidade é que o primeiro piso da Secretaria da Educação deve virar EMEI

    Com o objetivo de agilizar o processo de inscrições para vagas na Educação Infantil, a inscrição das crianças será feita na Secretaria de Educação, prédio em frente ao Ginásio Poliesportivo, em Santa Cruz do Sul. No momento, segundo a secretária da pasta, Jaqueline Marques, há vagas disponíveis somente para berçário, para crianças de 4 meses a 1 ano. O processo deve ser realizado entre 3 e 5 de maio, na Secretaria de Educação. “Em junho teremos a central de matrículas em funcionamento e as demais faixas etárias também poderão ser inscritas”, explica. 

    Ainda conforme a secretária, o primeiro critério de distribuição de vaga será o caso em que mães trabalhem o dia todo, depois a renda da família, e será considerado também o termo de inscrição na Emei. “Agora teremos acesso a todos os cadastros, o que antes não acontecia”, diz. Para realizar a inscrição, são necessários os seguintes documentos: Cópia de Certidão de nascimento da criança; comprovante de residência; imposto de renda dos pais autônomos; comprovante de renda familiar; comprovante de trabalho da mãe (carteira de trabalho). 

    Novas Emeis

    Para tentar zerar a falta de vagas, duas novas Emeis estão projetadas para ficarem prontas neste ano, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), vinculado ao gabinete da vice-prefeita Helena Hermany. No Bairro Progresso serão atendidas 200 crianças, e, no Residencial Viver Bem, mais 200.

    Outra iniciativa para atender a demanda é transformar o primeiro piso, onde funciona a Secretaria de Educação, em uma Emei, promessa de campanha do  governo Telmo Kirst. “Mudaríamos a secretaria para o segundo piso, mas antes precisamos fazer uma adequação interna”, disse Jaqueline.  No início de 2016, Santa Cruz atingiu a meta de ter todas as crianças de 4 e 5 anos nas escolas e 54% da meta de ter crianças de zero a 3 anos em período integral na escola.