Associação Assistencial “Lar dos Idosos” trabalha para iniciar atividades no próximo semestre
Pouco mais de um mês depois da inauguração da sede do Centro de Convivência da Associação Assistencial “Lar do Idosos”, de Vera Cruz, a diretoria, que conta com constante ajuda da Maçonaria, anuncia boas notícias, após reunião com o prefeito Guido Hoff e a professora orientadora em estágio Miriam Beatris Froemming, do curso de Fisioterapia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), realizada na última sexta-feira, dia 28 de abril.
A diretoria, em parceria com a Unisc e o Executivo Municipal, pretende iniciar no segundo semestre deste ano, atividades voltadas, num primeiro momento, a um público mais restrito, considerado os idosos frágeis, e que o grupo não ultrapasse 15 pessoas. A proposta foi anunciada pela professora e orientadora em estágio em fisioterapia na saúde coletiva e docente da disciplina de Fisioterapia Geriátrica Gerantológica da universidade, Miriam Beatris Froemming.
A ideia, segundo a profissional, é de que a partir do segundo semestre, duas vezes por semana, dentro da atividade de estágio, cerca de sete alunos venham para Vera Cruz realizar atividades específicas com o grupo da terceira idade, no Centro de Convivência, e duas vezes no semestre, o encontro deve acontecer com turmas de aproximadamente 35 estudantes da Unisc.
Para que seja possível colocar a ação em prática, a Secretaria de Saúde, através das agentes comunitárias, juntamente com a equipe de Desenvolvimento Social, fará um levantamento do público-alvo da comunidade local e das condições de deslocamento dessas pessoas para que participem das atividades. Além disso, o Município estuda de que forma poderá ser parceiro, com o transporte dos estudantes da Unisc (exigência da instituição).
Para o prefeito, é uma alegria e satisfação poder ser parceiro da entidade. “Desde o começo apoiamos e incentivamos esta ideia. Encaminhamos o projeto, que chamamos carinhosamente de “creche para idosos” ao Estado, por ser algo inédito no Rio Grande do Sul e acredito ainda que no Brasil, mas devemos pensar agora no efetivo funcionamento, que hoje é o nosso grande desafio”, enfatiza.
AFINANDO DETALHES
O objetivo da reunião, segundo a secretária da associação, Celeste Dummer, é afinar as possibilidades de trabalho com os idosos no Centro de Convivências. “A construção, a obra está pronta. Agora é atender as pessoas que podem receber a atenção neste empreendimento”, destaca. “Um dos grandes desafios é: quem vai receber essas pessoas? Quem será essa equipe? Quem receber vai encaminhar para quem? O que eles terão de atividades? Como serão acompanhados?”, reflete.
Confira a matéria completa na edição desta terça-feira do Jornal Arauto.
Notícias relacionadas

Governo do Estado pede liberação de recursos para sistemas de proteção contra cheias
Solicitação ocorre após governo federal publicar resolução com diretrizes e técnicas a serem observadas

Venâncio-airense Maidê Mahl se manifesta pela primeira vez nas redes sociais após ter sido encontrada desacordada em hotel
Atriz postou um vídeo e falou sobre o processo de recuperação

Pantano Grande amplia investimentos na saúde e busca inovação com telemedicina
Prefeito Mano Paganotto destacou investimentos e avanços no setor, que, segundo ele, exige atenção constante

Construção de casas para famílias afetadas pela enchente em Vera Cruz pode começar em breve
Dois terrenos já receberam terraplanagem e instalações elétricas e hidráulicas