Quem fizer o pagamento antecipado, a partir do dia 15, não receberá o carnê físico
Com a chegada do novo ano, chegam também às contas como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Em Santa Cruz, o pagamento antecipado em cota única, inicia a partir dia 15 de janeiro. Para isso, o contribuinte deverá acessar o site da Prefeitura para emitir a guia de pagamento. Para 2023, ficou estabelecido o percentual de reajuste em 5,90% do tributo.
Conforme o Secretário de Fazenda, Álvaro Conrad, quem realizar esse pagamento antecipado não irá receber o carnê físico. “Isso gera economia para o Município e ajuda o meio ambiente”.
Os carnês começam a ser distribuídos a partir do mês de março. O primeiro vencimento, de cota única e parcelada, está agendado para o dia 15 de abril. “Esse vencimento se manterá sempre do dia 15 de cada mês, para quem optar pelo parcelamento em oito meses”, disse.
Leia mais: Santa Cruz estuda eliminar carnês físicos do IPTU para 2024
A pasta estima que devem ser emitidos 75 mil carnês. “O pagamento pode ser feito por Pix, nas lotéricas da Caixa, Banrisul e Banco do Brasil. Neste ano também haverá a opção por Código QR, que pode ser pago por aplicativo de banco, desde que tenha o leitor do código”, elencou Álvaro Conrad.
O que acontece com quem não pagar o IPTU
O secretário explica que o contribuinte que não quitar o tributo dentro do exercício do ano, entra em dívida ativa com o Município. “Ele pode negociar essa dívida e efetuar o pagamento à vista ou parcelado. Caso a pessoas não procurar a Prefeitura para negociar, isso é ajuizado e acarreta em multa de 3 UPMs, para até R$ 1.100”.
Notícias relacionadas
Café Empresarial aborda efeitos da gestão financeira na lucratividade da empresa
O encontro ocorre na próxima quarta-feira, às 8h, no auditório 2 da entidade
Encontro com o Sindilojas pauta vendas pela internet para pequenos negócios
Evento ocorre na próxima quinta-feira; inscrições são um brinquedo ou quilo de alimento não-perecível e estão abertas
Comércio se diz otimista com pagamento da primeira parcela do 13% salário
Projeção da CDL Santa Cruz é de aquecimento da economia e aumento no movimento das lojas nesta reta final do mês
Veículos e eletrônicos estão no leilão regional da Receita Federal no Rio Grande do Sul
A Superintendência da Receita Federal realizará, no dia 29, um leilão eletrônico para a alienação de mercadorias apreendidas ou abandonadas