Quem fizer o pagamento antecipado, a partir do dia 15, não receberá o carnê físico
Com a chegada do novo ano, chegam também às contas como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Em Santa Cruz, o pagamento antecipado em cota única, inicia a partir dia 15 de janeiro. Para isso, o contribuinte deverá acessar o site da Prefeitura para emitir a guia de pagamento. Para 2023, ficou estabelecido o percentual de reajuste em 5,90% do tributo.
Conforme o Secretário de Fazenda, Álvaro Conrad, quem realizar esse pagamento antecipado não irá receber o carnê físico. “Isso gera economia para o Município e ajuda o meio ambiente”.
Os carnês começam a ser distribuídos a partir do mês de março. O primeiro vencimento, de cota única e parcelada, está agendado para o dia 15 de abril. “Esse vencimento se manterá sempre do dia 15 de cada mês, para quem optar pelo parcelamento em oito meses”, disse.
Leia mais: Santa Cruz estuda eliminar carnês físicos do IPTU para 2024
A pasta estima que devem ser emitidos 75 mil carnês. “O pagamento pode ser feito por Pix, nas lotéricas da Caixa, Banrisul e Banco do Brasil. Neste ano também haverá a opção por Código QR, que pode ser pago por aplicativo de banco, desde que tenha o leitor do código”, elencou Álvaro Conrad.
O que acontece com quem não pagar o IPTU
O secretário explica que o contribuinte que não quitar o tributo dentro do exercício do ano, entra em dívida ativa com o Município. “Ele pode negociar essa dívida e efetuar o pagamento à vista ou parcelado. Caso a pessoas não procurar a Prefeitura para negociar, isso é ajuizado e acarreta em multa de 3 UPMs, para até R$ 1.100”.
Notícias relacionadas

Prefeitura cria programa de renegociação de dívidas em Santa Cruz; veja descontos e prazos
Adesão ao programa deve ser formalizada junto à Secretaria Municipal de Fazenda

Prefeitura de Venâncio Aires antecipa pagamento do 13º salário dos servidores
Medida tem como objetivo valorizar o funcionalismo e contribuir para o aquecimento da economia local

Renegociação permitirá a estados investir R$ 20 bi a mais em 2026
Prazo para governos estaduais aderirem ao Propag começa na terça

Servidores municipais poderão propor soluções para economizar recursos em Santa Cruz; entenda
Programa Inova Servidor foi instituído por decreto e mira valorizar inovação no serviço público