De Olho no Agro

Referência em todo o Rio Grande do Sul, Sítio Eco Flores aposta na produção de plantas bioativas

Publicado em: 30 de março de 2022 às 16:46 Atualizado em: 03 de março de 2024 às 11:43
  • Por
    Ricardo Luis Gais
  • Fonte
    Portal Arauto
  • image_50725377.jpg
    compartilhe essa matéria

    Empresa santa-cruzense é referência nesse tipo de venda para grandes redes de supermercados no Estado

    Localizado em Linha Santa Cruz, o Sítio Eco Flores é referência no Rio Grande do Sul na produção de flores e plantas bioativas. Com uma estrutura de 10 mil metros quadrados, a empresa surgiu com a vontade do casal Luiz e Lourdes Morsch em ter o próprio negócio que atualmente abastece as principias redes de supermercados do Estado.

    O espaço ganhou vida no ano de 1999 com a idealização de Luiz que trabalhava em uma fumageira. Inicialmente o sítio produzia apenas a planta Begônia, mas com o passar do tempo não se tornou mais viável comercialmente, e com isso, o casal apostou em outras variedades como a planta Kalandiva e Mini Crisântemo. Consequentemente, com o aumento da produção, as instalações iniciais de mil metros quadrados tiveram que ser expandidas para atender a demanda do mercado. 

    Conforme Luiz, em 2003 surgiu à oportunidade inédita de exportar mudas de flores pelo bloco modelo 15, como produtor rural, no qual os lotes eram levados até o aeroporto, em Porto Alegre, passavam por inspeções pelo Ministério da Agricultura e Saúde. “O pessoal da Argentina veio até aqui, conheceu nossas instalações e depois fomos para lá conhecer o mercado deles”.

    Lourdes lembrou que esse trabalho foi de cerca de um ano, mas pararam com as exportações devido a forte crise econômica que a Argentina começaria a enfrentar. “Paramos de exportar bem na época que iniciou a crise e depois nunca mais exportamos”.

    Antes de trabalhar com flores, Lourdes era corretora de imóveis por 21 anos e pediu para sair do emprego para abraçar o trabalho do sítio. “Como aumentou a demanda aqui no ano 2000, tive que sair do meu emprego e focar no comercial daqui. Nesse tempo, o Luiz foi chamando novamente para a fumageira e eu abracei tudo sozinha aqui por 15 anos, fazendo a documentação, produção e distribuição”, destacou. Ela lembra que foi uma das primeiras mulheres na época a tirar a carteira de motorista de caminhão. “Eu sempre dizia que a cabine do meu caminhão era meu escritório, porque eu administrava tudo ali, na estrada”.

    INVESTIMENTOS

    Com o passar dos anos, com o crescimento da produção, as estruturas das estufas foram modernizadas com climatização, sustentabilidade da água, instalação de um gerador e aumento de funcionários. “Instalamos 55 caixas d’água, de sete mil litros cada, para captar água da chuva e irrigar as flores, pensando na sustentabilidade”, disse Lourdes.

    Com alta demanda do mercado, mais trabalhadores tiveram que ser contratados e hoje a empresa emprega 28 funcionários que atuam diretamente com a produção das plantas.

    REINVENÇÃO COM A PANDEMIA

    A chegada da pandemia de Covid-19 afetou todos os setores da economia e para não fechar as portas, o Sítio Eco Flores teve que se reinventar e apostar em um novo tipo de plantação para atender as novas demandas do mercado.  Através de conhecimentos adquiridos em viagem à Holanda, surgiu a ideia de produzir plantas bioativas: aromáticas, condimentares e medicinais. São cerca de 19 variedades cultivadas sem o uso de agrotóxicos e a produção é feita totalmente através da agricultura consciente. Atualmente o sítio tem 80% de sua produção voltada para as plantas bioativas e 20% para flores. “A pandemia fez a gente mudar completamente”, sublinhou Lourdes.

    De acordo com Lourdes, essa mudança foi necessária visto que, durante a pandemia, as floriculturas não estavam mais comprando flores, as pessoas estavam economizando no mercado e as festas foram suspensas. “Não sabíamos com seria essa pandemia, então diminuímos a plantação de flores e começamos com os temperos, chás e aromáticas”.

    Ela explicou que, com essa mudança, os seus maiores clientes atualmente são as redes de supermercados como Zaffari & Bourbon, Asun, Imec e demais grandes redes do Estado. “Atendemos muito a região de Santa Maria, Caxias do Sul, Pelotas, mas a que mais compra é a grande Porto Alegre”, frisou.

    A PREPARAÇÃO DAS PLANTAÇÕES

    O dia a dia dos trabalhadores do sítio inicia às 7 horas manhã e segue até as 17 horas, com intervalo, durante os sete dias por semana. Já o planejamento das próximas flores a serem plantadas inicia um ano antes da próxima data comemorativa, como por exemplo, o Dia das Mães. Já a plantação ocorre meio ano antes da data. “Nessa semana estávamos pensando nas flores do dia de Finados, que é só lá em novembro. Então, tudo exige uma preparação”, destacou, Lourdes.

    Como as plantas possuem datas para estarem prontas e bonitas, ela passa por várias etapas como no berçário, onde ela cria as raízes e ali ela precisa de certa quantidade/horas de luz e também durante a noite. Nesse estágio ela fica por algumas semanas até atingir as raízes e poder ir para o espaçamento onde a planta recebe adubação, irrigação e cuidados diferentes.

    As estufas também recebem a refrigeração, a umidade, e no inverno não há um sistema de aquecimento, pois as estufas já deixam o ambiente em uma temperatura ideal. Durante a noite as luminetes ajudam a manter a temperatura. As plantas atualmente apenas são tratadas com produtos biológicos.

    ESPÉCIES DE PLANTAS PRODUZIDAS NO SÍTIO

    Plantas Bioativas

    Alecrim, Arruda, Cebolinha, Cidró, Curry, Erva Baleeira, Horteã, Lavanda, Manjericão Alfavaca, Manjericão Roxo, Manjerona, Melissa, Menta, Orégano, Poejo, Salsa, Sálvia, Tomilho

    Plantas Ornamentais

    Kalandiva, Begônia Rex e Mini Crisântemo

    Linha Pet

    Grama para Gatos

    CONTATO

    • Telefone: (51) 3711-8783
    • WhatsApp: (51) 99995-3823
    • E-mail: [email protected]
    • Facebook: Sítio Eco Flores
    • Instagram: @sitioecoflores
    • Site: www.sitioecoflores.com.br
    • Endereço: Avenida Prefeito Orlando Oscar Baumhardt, 2958, Linha Santa Cruz, Santa Cruz do Sul – RS