Objetivo foi introduzir o serviço como uma nova fonte de renda e oportunidade de desenvolvimento para as propriedades da região
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, em parceria com a Associação de Turismo Rural Rota do Chimarrão (Aturrchim), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato Rural de Venâncio Aires, realizou nesta terça-feira (2), uma palestra de sensibilização sobre o Programa Turismo Rural. O evento ocorreu no auditório do SESC e teve como objetivo introduzir os produtores rurais ao potencial do turismo rural como uma nova fonte de renda e oportunidade de desenvolvimento para as propriedades da região.
A palestra foi conduzida por Claudiana Y Castro, instrutora e turismóloga, que detalhou os benefícios de incorporar o turismo à atividade rural. Durante o evento, foi apresentado o curso gratuito de capacitação, com carga horária de 220 horas, oferecido pelo SENAR, que visa qualificar os participantes para implementar negócios sustentáveis de turismo rural. A proposta é utilizar as propriedades rurais de forma estratégica para promover o lazer e o entretenimento dos visitantes, respeitando as vocações e as práticas ambientais corretas. “O curso é uma excelente oportunidade para empreendedores e produtores rurais que buscam transformar suas propriedades em espaços turísticos. O SENAR, por meio de seu programa de capacitação, oferece aos participantes a chance de aprender sobre a identificação de potenciais turísticos, exploração sustentável dos recursos, elaboração de serviços turísticos e a gestão financeira desses novos negócios”, destacou Claudiana.
A coordenadora do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Venâncio Aires, Silvani Janisse Frantz, salientou a importância dessa iniciativa para o município. “O turismo rural é uma excelente oportunidade para nossos produtores diversificarem suas atividades e aumentarem a renda nas propriedades. Além de ser uma alternativa sustentável, o turismo também promove o crescimento da nossa economia local. Estamos muito animados com as possibilidades que esse curso oferece e esperamos que muitos aproveitem essa oportunidade para se capacitar e explorar o potencial turístico das nossas propriedades”, ressaltou.
O curso de Turismo Rural é voltado para produtores e trabalhadores rurais que desejam utilizar suas propriedades para explorar técnicas turísticas, proporcionando experiências de lazer e entretenimento aos visitantes. Os interessados devem ter no mínimo 18 anos e serem alfabetizados, com o curso oferecendo vagas para 15 participantes por turma. Para saber mais sobre o curso, comunidade pode procurar o CAT, localizado na rua Osvaldo Aranha, 1017 (junto ao Prédio do Museu) ou entrar em contato pelo WhatsApp (51) 99802-7426.
Notícias relacionadas

Soja tem 80% das lavouras colhidas no Rio Grande do Sul
A colheita é favorecida por condições climáticas estáveis, com predomínio de dias ensolarados e de tempo seco

Vassoura-de-bruxa: entenda como uma praga na agricultura levou o Amapá a pedir ajuda nacional
Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional está atuando para apoiar os produtores rurais afetados

Classificação nas propriedades coloca Sistema Integrado em risco
Projetos de lei sobre a classificação do tabaco nas propriedades dos produtores no Paraná e em Santa Catarina reacendem discussões sobre os impactos à cadeia produtiva

Governo federal reconhece estado de emergência em Candelária devido à estiagem
Decisão foi oficializada por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União