Também vai ser aberta uma sindicância
Passadas as primeiras horas da Operação Fura Fila, o prefeito de Vera Cruz, Guido Hoff, comunica que responderá pessoalmente pela Secretaria de Saúde. A partir desta quarta-feira (6), ele, inclusive, irá despachar direto do gabinete da antiga secretária. O líder do Executivo já exonerou os secretários de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Mártin Fernando Nyland, e da Saúde, Eliana Giehl. Determinou também a abertura de sindicância para apurar as denúncias contra a servidora pública envolvida na investigação.
Entenda
27 mandados de busca e apreensão foram cumpridos através da Operação Fura Fila. Foram afastados por fraude o vice-prefeito Alcindo Iser (PTB), a secretária de saúde Eliana Maria Giehl e o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente Mártin Fernando Nyland. Também são afastados dos cargos os vereadores Eduardo Viana (PTB) e Marcelo Rodrigues de Carvalho (PTB).
Além deles, foram cumpridas ordens judiciais para a suspensão do exercício da função pública dos assessores parlamentares da Câmara de Vereadores Gelson Fernandes Moura, Guilherme Matheus Oziemblovski e Anselmo Eli Ferreira Júnior, da secretaria Municipal de Saúde, Adriane Mueller, e da diretora-geral da Câmara de Vereadores, Ilse Miguelina Borges Riss.
Conforme as investigações, os acusados promoveram um "fura-fila" nos atendimentos da saúde em Vera Cruz. Tendo como objetivo proveito político e pessoal, eles cadastravam nos sistemas de regulação de consultas e procedimentos médicos, pacientes que eram apadrinhados políticos como sendo prioritários, quando na verdade não eram, deixando sem atendimento a população de Vera Cruz que não possuía apadrinhamento.
Saiba mais:
Notícias relacionadas
Vereador propõe a criação de escolas bilíngues em Santa Cruz
Proposta é de Rodrigo Rabuske, do Partido Liberal
“Impressiona a capacidade de investimento dos chineses”, destaca Airton Artus
Primeira visita da comitiva gaúcha na China foi às gigantes em tecnologia Huawei e BYD
Governo conclui etapa japonesa da missão à Ásia com foco em desenvolvimento sustentável e negócios
A comitiva visitou centros de excelência em gestão de desastres e inovação e se reuniu com empresas
Indiciado, Bolsonaro diz que Moraes “faz tudo o que não diz a lei”
PF indiciou 37 pessoas por tentativa de golpe de estado