Geral e Covid 19

“Manter o distanciamento é o grande desafio para todos”, diz integrante do Gabinete de Emergências

Publicado em: 12 de agosto de 2020 às 13:25 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 14:49
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Arquivo Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Velocidade de contágio do coronavírus também tem sido uma das preocupações

    Com novos casos de coronavírus sendo contabilizados diariamente em Santa Cruz do Sul, uma das maiores preocupações dos integrantes do Gabinete de Emergências é a velocidade de contágio e o principal desafio tem sido manter o distanciamento. 

    Conforme a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e integrante do Gabinete de Emergência, Rosemari Hofmeister, o trabalho está voltado na busca pela conscientização das pessoas, principalmente no que se refere ao uso de máscaras e reforço da higienização. "Estamos vivendo um dia de cada vez. Não dá para relaxar em nenhum momento, porque toda a região está tendo um aumento no número de casos de coronavírus", destaca.  

    Pedidos de flexibilização

    Segundo ela, com frequência novos pedidos de flexibilização de alguns serviços chegam para análise do Gabinete de Emergências, mas algumas questões têm esbarrado no decreto estadual: "O que nós percebemos é que não temos como retardar a possibilidade de pessoas acima de 60 anos voltarem às missas e cultos". Os pedidos de flexibilização, ainda conforme Rosemari, partem dos mais variados segmentos do mercado. Quanto à liberação de futebol e outros eventos coletivos, ressalta que depende do posicionamento do Estado, mas que não há previsão, neste momento, para que sejam autorizados. 

    Para Rosemari, o sistema de saúde local tem conseguido dar conta das demandas e a situação está sob controle, mas mesmo assim o cenário é preocupante: "O cenário sempre será preocupante enquanto não tivermos uma vacina".