Ao todo, são 11 vagas no Legislativo Municipal
Após apurar os votos das chapas concorrentes à majoritária, as coligações iniciaram a soma para calcular quais dos 63 candidatos às 11 vagas do Legislativo Municipal estariam eleitos. Dos vereadores eleitos em 2012, não obtiveram a reeleição o vereador Gilberto Wink (que na eleição passada havia entrado com 544 votos) e os vereadores Arcênio Hoff e Liro Vollbrecht, que não concorreram neste pleito.
Com o maior número de votos, Eduardo Viana (PTB) permanece na bancada da Câmara, bem como Mártin Nyland (PTB) – que foi o segundo mais votado, somando 1.002 votos, seguido de Dalvo Pedro Wink (PMDB), que conquistou 9894 votos, sendo o terceiro mais votado. Maria de Fátima, a Táta (PT) e Waldir Justmann, o Peda (PMDB) também dão sequência aos trabalhos em 2017.
Assumem a partir de 2017 uma cadeira na bancada Horst Schuch (PP), José Abrelino (PSB), Feijão (PSD), Flávio Schunke, o Alemão Schunke (PDT), Ludwig (PSB) e Marcelo R. Carvalho (PTB).
Estreiam na Câmara de Vereadores Flávio Schunke, com 512 votos e, em virtude das duas novas vagas, têm a oportunidade de assumir pela primeira vez Ludwig Conrad e Marcelo R. de Carvalho, que somaram 430 e 423 votos, respectivamente.
Assim como nas eleições de 2012, a vereadora Maria de Fátima Gomes dos Santos, conhecida pelo seu trabalho realizado como coordenadora do Sopão das Marias, é a única mulher que irá compor a mesa no próximo ano. A candidata fez 814 votos, sendo a quarta mais votada nas eleições deste domingo.
Dos 11 vereadores eleitos em Vera Cruz, cinco são da coligação que apoiava Guido e Iser na campanha. Tal fato favorece na hora da aprovação de projetos de lei.
Notícias relacionadas

Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis
Agência determina ainda recolhimento dos produtos

Unisc faz entrega de material informativo em mais uma ação de combate à Dengue
A iniciativa atingiu, diretamente, mais de 600 pessoas moradoras ou que tenham comércio no entorno do campus de Santa Cruz

Associação Mulheres de Fibra busca fortalecer luta de pacientes com fibromialgia em Santa Cruz
Entidade foi criada em março deste ano

Primeiras famílias santa-cruzenses recebem moradias do Reconstrução RS
Os beneficiados recebem imóveis prontos, novos ou usados, no valor de até R$ 200 mil